home > nossos associados

NOSSOS ASSOCIADOS

Rota do Azeite e Vinhos de Trás-os-Montes Portugal - Brasil

Por que e Para quê?

Porque a região de Trás-os-Montes e Alto Douro tem fortes tradições culturais, gastronômicas, religiosas e arquitetônicas além de muitas potencialidades naturais nomeadamente na fileira oleícola.
Porem é uma região aonde os agentes econômicos tem dificuldade em maximizar os seus objetivos, não existia uma estratégia consertada para elaborar um plano de marketing que permite maximizar as mais-valias individuais e conjuntas dos agentes econômicos.
Não existia uma politica comunicacional que divulgasse, promovia e dinamizasse os setores que identificam a região de Trás-os-Montes e Alto Douro e que são os motores da economia regional que tem um denominador em comum em todos os concelhos abrangidos pela Rota do Azeite e Vinhos, isto é, os azeites e vinhos de Trás-os-Montes.

Objetivos

  1. Ser um instrumento Turístico apresentando-se como um produto heterogêneo e diversificado, compreendendo uma série de temas complementares a fileira oleícola, que possam naturalmente constituir um tema e um destino da oferta turística nacional.
  2. Ser um instrumento Institucional, que vai procurar valorizar todos os locais de reconhecido interesse, designadamente locais arquitetônicos,  paisagísticos, etnográfico que possam reforçar o prestigio e interesse da Rota do Azeite e Vinhos.
  3. Ser um instrumento de Marketing eu terá como finalidade promover e divulgar usando o nome de um produto de qualidade indutivo e devidamente certificado, divulgando assim a região de Trás-os-Montes.
  4. Ser um instrumento Econômico, que promova e dinamize os setores que identificam  a região que são os “motores” da economia regional.

Implantação Geográfica

O Azeite de Trás-os-Montes é um produto certificado, com a Denominação de Origem Controlada Protegida (DOP), cujo Despacho Normativo 293, de 1.10 de Comunidade Econômica Europeia, definiu que a área geográfica da Produção de Azeite de Trás-os- Montes (DOP) se circunscreve aos seguintes concelhos:

-Mirandela -Vila Flor

-Alfândega da Fé

-Macedo de cavaleiros -Carrazeda de Ansiães

-Vila Nova de Foz Côa

-Valpaços -Murça

-Torre de Moncorvo

-Vimioso -Freguesia de Izeda

-Bragança

-Freixo de Espada à Cinta -Mogadouro

 

Rota do Azeite e Vinhos no Brasil

Os produtos da Rota do Azeite estão inserido nos mercados de Portugal, Angola, Moçambique, Luanda, Dubai, EUA e Brasil.
Inaugurada em setembro de 2015 no Brasil a Rota do Azeite e Vinhos representa com exclusividade os seguintes produtores de vinhos e azeites: Quinta dos Castelares, Holminhos, Narciso, Trovisco, Flor do Tua, Sonnini, Encosta do Sonim, Parolo, Dalla Bella, Luz, Fonte do Sapo, Boca do Sapo, Fronteira entre outros.