home > nossos associados

NOSSOS ASSOCIADOS

ESPAÇO LÍQUIDO

Sediada na cidade de São Paulo, Brasil, a Espaço Líquido elabora e realiza projetos culturais nas áreas de artes visuais, cinema, vídeo e fotografia. Fundada em 2007, vem produzido, desde então, filmes ficcionais, documentários, curtas- metragens, publicações como catálogos, livros de arte e fotografia, performances multimídia e exposições.

Reunindo profissionais de diversas áreas, a produtora multicultural se propõe a transitar entre as múltiplas produções artísticas, muitas vezes entrecruzando-as, sempre com a preocupação de preservar e difundir a memória das linguagens contemporâneas.

Já realizou mais de 10 exposições em diversas cidades brasileiras como Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo, ocupando espaços culturais e instituições de grande circulação de público no país.

A última exposição que realizou em São Paulo, intitulada Em Trânsito - a stencil art de Celso Gitahy, recebeu cerca de 30 mil visitantes no espaço do Centro Cultural Fiesp.

Em 2017, venceu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo em Artes Visuais com a exposição multimídia Artéria 40 anos - revista de poesia, da qual participaram mais de 50 artistas de relevante atuação na cena artística brasileira.

No mesmo ano, inaugurou também as exposições In Natura - fotografias de Jorge Bodanzky e [Retroperformance].

Participou da curadoria da Mostra Tokyogaqui, realizada em 2008, no Sesc Paulista, em

comemoração dos 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil, para a qual produziu todo o conteúdo videográfico, incluindo as projeções da exposição Ohno 101 + Kusuno, sobre o artista japonês Kazuo Ohno.

Em 2010, a produtora foi responsável pela restauração da obra videográfica da brasileira Betty Leirner, artista radicada na Suiça, sendo contemplada no concurso Conexão Artes Visuais da Funarte para realização de sua Mostra Retrospectiva em parceria com a Cinemateca Brasileira e o Goethe Institut no Brasil.

Em 2012, organizou a exposição Blackberry – Palavra e Imagem, do artista visual Walter Silveira, que circulou pleas unidades da Caixa Cultural em São Paulo, Brasília e Curitiba.

Em 2014, resgatou a obra do fotógrafo alemão Werner Haberkorn, realizando a exposição e lançamento do livro Werner Haberkorn e a Fotolabor, edição produzida em parceria com o Museu Paulista da Universidade de São Paulo.

Os projetos da Espaço Líquido, em sua maioria de acesso gratuito, privilegiam iniciativas ligadas à arte e educação, entretenimento e difusão do conhecimento.

Levando à frente sua missão de democratizar o acesso à cultura no Brasil, a Espaço Líquido atua como interlocutora de instituições culturais brasileiras e internacionais, integrando os setores público e privado na promoção da arte no país.