home > nossos associados

NOSSOS ASSOCIADOS

Instituto Brava

A BRAVA é uma organização privada sem fins lucrativos, criada no ano 2000, com a missão de articular, viabilizar e disseminar iniciativas que promovam um Brasil mais digital e inovador. Nosso sonho é tornar o Brasil uma referência global em inovação no governo e, para isso, já investimos em mais de 44 projetos na área pública de 9 estados, impactando, indireta e diretamente, 100 milhões de pessoas.

Nossa atuação é estruturada em cinco pilares estratégicos:  criar conhecimento, conectar e influenciar, testar e implementar e apoiar o ecossistema digital e de gestão.

No pilar “criar conhecimento”, apoiamos instituições como o Insper – com destaque para o Centro de Políticas Públicas, que oferece cursos em diversos níveis, nas áreas de Administração Pública, Relações Governamentais e Inovação no Setor Público – a Blavatnik School da Universidade de Oxford e a Universidade de Columbia. Temos, também, parcerias com o terceiro setor, a academia em geral e consultorias referências do Brasil e do mundo, tendo em vista o desenvolvimento de pesquisas baseadas em evidências sobre temas relevantes ao Brasil.

Para conectar e influenciar pessoas e organizações, somos parceiros do BrazilLAB, primeiro hub de inovação GovTech do país, que acelera e conecta empreendedores e gestores públicos, por meio da aceleração de startups, a certificação de empresas GovTech e a defesa da pauta de transformação digital dos governos em vários espaços. Neste mesmo pilar, em 2018, realizamos a primeira conferência GovTech Brasil, um evento de grande repercussão nacional e internacional, com representantes de mais de 10 países, 900 participantes, 5 candidatos à Presidência da República e mais de 1 milhão de pessoas alcançadas via redes sociais. O evento apresentou experiências internacionais de sucesso em transformação digital e discutiu essas experiências frente aos desafios brasileiros, tornando-se um marco na pauta GovTech no Brasil.

No pilar “testar e implementar”, a implementação das soluções de startups aceleradas pelo BrazilLAB em governos parceiros se somam a iniciativas como (1) o Portal Meu Município, uma plataforma online e gratuita que apresenta os dados das finanças públicas municipais do Brasil de uma forma dinâmica e fácil de usar, constrói grupos de comparação entre municípios com características semelhantes e elabora planos de ação para melhoria da arrecadação e da eficiência do gasto; (2) o GESTA, um portal aberto de estudos em políticas públicas, desenvolvidos em parceria com universidades e especialistas; e (3) o Cidade em Jogo, um game de educação cidadã e política, que introduz o processo de tomada de decisão de um prefeito a alunos de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

Por último, no apoio ao ecossistema digital e de gestão, desenvolvemos capacitações de gestores e empreendedores e estabelecemos parcerias com organizações do terceiro setor, setor privado, governos, aceleradoras e investidores, no intuito de fomentar, preparar e conectar os principais stakeholders destas duas pautas.