home > histórico

HISTÓRICO

Câmara Portuguesa

A força da nossa tradição
Nosso olhar no futuro

A Câmara Portuguesa nasceu em 1912. São mais de cem anos de história, de aprendizado, de aprimoramento. Sempre em busca de + e melhores relações comerciais entre Brasil e Portugal.
Um passado forte que nos dá base para agir no presente com os pés no futuro.

Conheça as principais etapas da trajetória da Câmara Portuguesa ao longo da sua história:

LINHA DO TEMPO  

1912
É criada a Câmara Portuguesa em São Paulo, no dia 23 de novembro, nas salas do Consulado de Portugal em São Paulo, então na Rua São Bento, n° 21.

1913
Documento datado de 12 de novembro relata Thomaz Saraiva já como presidente da diretoria eleita, sendo portanto o primeiro nome constante nos registros na presidência da entidade.

1914
Em 21 de fevereiro, o governo português aprova os Estatutos da Câmara Portuguesa de São Paulo.

1916
Em janeiro, sai a primeira edição do Boletim da Câmara Portuguesa de Comércio, Indústria e Arte de São Paulo, com trinta páginas. A publicação, de distribuição gratuita, existe até hoje, agora com o nome de Câmara Portuguesa em Revista.
 
1916
A Câmara Portuguesa inaugura sua nova sede, no mês de abril, também na Rua São Bento, só que no n° 29-B.

1920
Em reunião realizada no dia 14 de agosto na sede da Câmara Portuguesa, decide-se pela criação da Associação Portuguesa de Desportos. Durante algum tempo, a sede da Portuguesa localizou-se na sede da Câmara.

1921
A Câmara Portuguesa muda mais uma vez seu endereço, deixando a Rua São Bento para se instalar no Largo de São Francisco, n° 5. Foi para lá que também se mudou o Consulado de Portugal, pouco depois, em janeiro de 1922.

1934
São reconhecidos pelo governo português e publicados no Diário do Governo, em 12 de março, os Novos Estatutos da Câmara Portuguesa.

1938
Edição do Boletim da Câmara Portuguesa é suspensa, devido ao Decreto-Lei nº 383, lei federal que proíbe as publicações associativas de inserirem anúncios.

1952
Uma Comissão Especial apresenta à Assembleia Geral Extraordinária a reforma dos Estatutos de 1934, que é aprovada.

1969
A Câmara organiza, no mês de agosto, a primeira Missão Econômica Paulista, que visitou diversas cidades de Moçambique e de Angola, assim como a capital de Portugal.

1984
A Câmara Portuguesa passa a promover almoços bianuais com palestras de impacto e a participação mais ativa nos programas ou eventos luso-brasileiros. E também volta a publicar o Boletim informativo.

1999
A Câmara Portuguesa deixa as instalações onde ficou por 14 anos, à esquerda do saguão da Casa de Portugal, e muda-se para local mais amplo, no segundo andar do mesmo prédio.

1999
No aniversário de 87 anos da Câmara Portuguesa, é concedido pela primeira vez o título de Personalidade do Ano, recebido pelo então rpesidente da Telesp Celular, José Manuel Romão.
Em 30 de novembro, é lançado o primeiro Anuário da Câmara Portuguesa.

2000
A Câmara Portuguesa assume a presidência da Eurocâmaras, no dia 19 de julho.

2003
Mais de mil pessoas participam do 91º aniversário da Câmara Portuguesa, cujo convidado de honra foi o então presidente da República de Portugal, Jorge Sampaio.

2007
A cerimônia de aniversário da entidade tem como convidado de honra o ministro português Mario Lino.

2009
Em setembro, a Câmara Portuguesa organiza a Rodada de Negócios Copa 2014, evento pioneiro sobre a Copa de 2014 que marcou as atividades da instituição pela sua abrangência na mídia e por sua relevância e magnitude.

2010
A Câmara Portuguesa realiza reforma total de suas instalações e lança, em junho, seu Centro de Mediação e Arbitragem.

2010
O então presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o homenageado especial do jantar de aniversário de 98 anos da instituição

2011
O presidente de Portugal vem ao Brasil exclusivamente para participar da cerimônia de 99 anos da Câmara Portuguesa, ocasião em que recebe o título de Homenageado Especial.

2012
A Câmara Portuguesa moderniza-se e relança a sua imagem associada ao conceito POR+.

2012
Em dezembro, comemora em festa de grande estilo os seus 100 anos. 

2013
Na homenagem a Roberto Medina, idealizador e produtor do Rock in Rio, durante o aniversário de 101 anos tivemos um grande show com a cantora portuguesa Aurea.

PRESIDENTES DA CÂMARA PORTUGUESA