home > notícias

MUNDO

21/03/2016

Portugal bate recorde de nomeações para “óscares” do turismo europeu

Lisboa, Porto, Madeira, Açores, TAP. São algumas das “estrelas” dos nomeados para os World Travel Awards europeus. Nunca Portugal teve tantas nomeações. Votação decorre online até 17 de julho em: www.worldtravelawards.com/vote.

É a ronda europeia dos World Travel Awards, celebrizados como os “óscares” do turismo. Em 2015, Portugal somava 80 nomeações, tendo acabado por conquistar 14 galardões na gala europeia. Um bom prenúncio para a final mundial, que decorreria poucos meses depois, em Dezembro, e valeria quatro troféus para Portugal (Madeira, Sintra, hotéis Vila Vita e Conrad). Nesta nova temporada de prémios, as nomeações multiplicam-se para representantes portugueses: 88 nomeações listadas em dezenas de categorias. 

Secções há em que são vários os nomeados portugueses a competirem entre si. As “batalhas” mais chamativas decorrerão, decerto, no campo do WTA para melhor escapada urbana e para melhor destino: Lisboa e Porto estão ambas nomeadas nas duas categorias. Mas há outro curioso duelo sob os holofotes: Madeira e Açores concorrem a melhor destino insular da Europa…

Mas há mais áreas em que o domínio português é manifesto: em 15 nomeados ao prémio para melhor boutique hotel da Europa, seis estão em Portugal. Outra categoria especial: a de melhor atracção turística conta com a Ribeira do Porto como candidata, concorrendo com colossos como o próprio Coliseu de Roma, Sagrada Família de Barcelona, Torre Eiffel, palácio de Buckingham ou a Acrópole…

Entre as estrelas lusas a somarem mais nomeações, destaca-se a cidade de Lisboa, candidata em cinco categorias: melhores escapada urbana, destino europeu, aeroporto, porto e porto de cruzeiros. E o Porto, que também se candidata a melhor destino, além de escapada urbana e a Ribeira como atracção. A TAP entra em jogo em seis categorias: além de companhia aérea europeia, concorre como melhor na classe executiva e económica; e como melhor companhia para África e América do Sul. A sua revista de bordo, “Up”, está também nomeada entre as melhores.

Na hotelaria, não faltam “porta-aviões”, particularmente do Algarve e Madeira, as regiões que mais galardões WTA têm ganho noutros anos. Em destaque ainda, o Turismo de Portugal, nomeado para melhor turismo oficial, ou a DouroAzul, melhor companhia de cruzeiros fluviais.

A gala dos WTA europeus irá decorrer na Antália, Turquia, a 27 de Agosto. Os vencedores são decididos por votação online, de 7 de Março a 17 de Julho, sendo que qualquer pessoa pode votar (o voto de cada profissional registado, porém, vale por dois). O grupo de nomeados em cada categoria combina os vencedores do ano passado com autonomeações de empresas e instituições (pagam uma inscrição em redor dos 650 euros, devolvida caso não seja seleccionada pelo painel de avaliadores) e recomendações do júri dos WTA.

Há ainda prémios para os melhores de cada país, sendo que Portugal soma nomeados em 13 categorias diferentes com nomeações para grandes unidades hoteleiras.

Fonte: Fugas



NOTÍCIAS RELACIONADAS
16/10/2017
Centenário: Santuário ofereceu imagem de Nossa Senhora de Fátima ao navegador Ricardo Diniz
16/10/2017
Portugal mantém terceiro lugar no ranking da FIFA
16/10/2017
Portugal terá um novo santo a partir de hoje
16/10/2017
Horário de Verão no Brasil começa neste domingo (15)
16/10/2017
Lisboa reserva 1 milhão e 250 mil euros para reabilitar património no Funchal
10/10/2017
Algarve e Área Metropolitana de Lisboa representaram 52,2% da capacidade de alojamento turístico em 2016