home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

22/03/2016

aicep Global Parques apresenta ferramenta para promover empresas da CIMAC

A aicep Global Parques apresentou a plataforma Global Find aos municípios da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), que visa promover a partilha e actualização de localização das empresas a investidores de todo o mundo.

A apresentação, que decorreu no passado dia 15, numa reunião de trabalho realizada em Évora, juntou representantes da AICEP Portugal Global, da aicep Global Parques e responsáveis políticos e técnicos dos 14 concelhos do Alentejo Central (Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa).
 
“O encontro teve como objectivo apresentar o protótipo da nova versão do Global Find e sensibilizar os municípios para a partilha e actualização da informação sobre localizações empresariais na plataforma, que coloca à disposição de investidores de todo o mundo, informação sobre localizações empresariais em Portugal Continental”, revelou a aicep Global Parques, em nota de Imprensa enviada ao DIÁRIO DA REGIÃO.
 
Atualmente, o Global Find já disponibiliza informação sobre os municípios desta região, porém, a nova versão “implicará uma recolha de informação mais completa, onde os municípios podem indicar as suas particularidades, sendo imprescindível a sua colaboração nesta acção”.
 
Motor de busca de localizações empresariais
O Global Find é “um motor de busca de localizações empresariais, em Portugal, disponíveis para projectos predominantemente industriais”. “Trata-se de uma ferramenta web, assente numa plataforma de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) que, por meio de análise multicritério, permite ao investidor localizar áreas disponíveis para a criação de unidades de negócio em Portugal, e obter relatórios sobre as mesmas”, explicou.
 
Paralelamente, a AICEP Portugal Global abordou a temática do seu papel no apoio à internacionalização e nas vantagens competitivas de Portugal para a captação de IDE.
 
A reunião de trabalho contou com a presença do administrador executivo da aicep Global Parques, Paulo Mateus Calado, que deu início aos trabalhos com uma apresentação sobre o Global Find e o seu papel na promoção das diversas regiões de Portugal. A iniciativa foi promovida pela CIMAC, que assim aposta na melhoria da representação da região na plataforma Global Find para a divulgação internacional.
 
Captação de investimento
Paulo Mateus Calado, administrador executivo da Aicep Global Parques, sublinha que a iniciativa no Alentejo se enquadra num esforço de dimensão nacional. “É uma das várias iniciativas que esta administração, presidida por Francisco Palma, tem vindo a fazer, de divulgação da plataforma junto das câmara municipais e das comunidades intermunicipais”.
 
O responsável diz tratar-se de uma ferramenta muito útil na captação de investimento estrangeiro porque “através desta plataforma é possível identificar parques industriais em todo o país e é feita promoção internacional através da Aicep Portugal Global, que nós integramos”.
 
“No fundo isto é serviço publico porque se trata de divulgar, de forma gratuita, as possíveis localizações para investimentos empresariais e industriais e de firma gratuita. O que se visa é gerar investimento, emprego e desenvolvimento económico do país.”, destaca Paulo Calado.
 
A plataforma já inclui ativos de vários municípios do continente e a Aicep Global Parques vai agora iniciar o alargamento à Madeira e Açores.
 
A ferramenta está também a ser atualizada e melhorada de forma a permitir, por exemplo, a quem procura uma determinada localização, encontrar variáveis especificas, como proximidade de universidades ou terminais ferroviários.

Fonte: Portugal Global 



NOTÍCIAS RELACIONADAS
20/10/2017
Simulador IRS 2018
20/10/2017
Correios de Portugal e do Brasil firmam parceria para potenciar ecommerce entre dois países
20/10/2017
EU Market Access Brazil., edição 52
20/10/2017
Em busca de visto, brasileiros movimentam Consulado de Portugal
18/10/2017
Arbitragem administrativa no Brasil e em Portugal
17/10/2017
Portugal sobe no ranking mundial para investir em imobiliário