home > notícias

ASSOCIADOS

06/04/2016

APCER: BRC Global Standards - Food

Em 1998 o British Retail Consortium (BRC) desenvolveu um referencial com caráter obrigatório para todos os fornecedores dos varejistas do Reino Unido, o BRC Food.
 
A existência de fornecedores em todo o mundo originou a rápida adoção deste referencial nos diversos continentes, possibilitando uma diminuição do número de auditorias e uniformizando os critérios de avaliação dos requisitos.
 
O sucesso e o elevado nível de aceitação deste referencial originou em 2002 a primeira edição do BRC Packaging, em 2003 do BRC Consumer Products e em 2006 do BRC Storage and Distribution. Cada um destes referenciais são revistos regularmente, ocorrendo de 3 em 3 anos uma revisão profunda, após uma intensa consulta a todas as partes interessadas.
  
Os referenciais BRC disponibilizados pela APCER são:
• ALIMENTOS (FOOD)
• EMBALAGEM (PACKAGING)
• ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO (STORAGE AND DISTRIBUTION)
 
No âmbito da parceria da APCER com a ISACERT, o processo de certificação BRC, é realizado ao abrigo da acreditação RvA - Dutch Council for Accreditation.
 
 
Entre os benefícios da certificação BRC destacam-se:
• promoção da melhoria contínua da qualidade, higiene e segurança dos produtos e consequente promoção da proteção do consumidor;
• O reconhecimento da certificação BRC internacionalmente.
 
BRC ALIMENTOS (FOOD)
A Certificação segundo este referencial pretende assegurar que os critérios da qualidade e segurança descritos na norma, necessários para que uma empresa possa fornecer distribuidores/varejistas de produtos alimentares do Reino Unido, são cumpridos.
 
A Certificação BRC Alimentos pressupõe a adoção e implementação da metodologia HACCP, a existência de um sistema de gestão da qualidade documentado e eficaz, e o controle das condições ambientais das instalações; controle do produto, processos e pessoas. Este referencial é atualmente adotado por fornecedores da Europa, África, Oriente Médio, Ásia, Austrália, América do Norte e Sul, prova mais do que evidente que se trata de um referencial global.
  
BRC EMBALAGEM (PACKAGING)
O BRC Embalagem é aplicado a produtores de embalagens, destinadas a estar em contato direto com produtos alimentares, obrigando estes a definirem sistemas de controles apropriados para garantirem a segurança dos alimentos.
 
O BRC (British Retail Consortium) em conjunto com o IOP (The Packaging Society), desenvolveu este referencial para proporcionar aos varejistas e produtores o cumprimento na íntegra das suas obrigações legais.
  
BRC ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO (STORAGE AND DISTRIBUTION)
O BRC Armazenamento e Distribuição define um conjunto de boas práticas que garantem a segurança do produto, bem como, que a gestão operacional é desenvolvida, implementada e mantida, por qualquer organização envolvida no armazenamento e/ou distribuição de mercadorias.
 
Este referencial é também relevante para organizações que armazenam e/ou distribuem alimentos, produtos de consumo e materiais de embalagem.
 
Aplicado a todas as formas de transporte.

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
17/10/2017
Lisbon Green Valley recebe prêmio de sustentabilidade [Belas Clube de Campo]
17/10/2017
TAP registou o mês de Setembro como o melhor mês de sempre [TAP]
16/10/2017
TAP atinge 1 milhão de passageiros na ponte aérea [TAP]
16/10/2017
Análise PwC Portugal à proposta de Orçamento do Estado para 2018: principais alterações [PWC]
11/10/2017
Salários até perto de 670 euros beneficiam da isenção do IRS [PWC]
11/10/2017
Consultora Ernst & Young diz que o Porto está entre as cinco cidades favoritas para acolher Agência do Medicamento [EY do Brasil]