home > notícias

ASSOCIADOS

06/04/2016

Museu da Vista Alegre, em Ílhavo, reabriu ao público

O Museu da Vista Alegre reabriu hoje ao público, após obras de ampliação e renovação, num investimento de quase 3,5 milhões de euros, anunciou a Câmara de Ílhavo.

A reabertura é feita a título experimental, já que a inauguração formal deverá ocorrer em maio, em conjunto com outros dois espaços que foram alvo de recuperação: o antigo palácio, convertido em hotel através de investimento privado, e o Teatro da Fábrica, que passa para a tutela da autarquia.

"Foi bastante importante valorizar este conjunto porque se não se colocasse a mão este património acabaria por morrer. Estamos hoje a concluir este investimento, em que o Município investiu cerca de 3,4 milhões de euros, com apoio comunitário de 2,7 milhões de euros, através do Programa Operacional da Região Centro, sendo o resto pago pelo orçamento municipal", disse o presidente da Câmara de Ílhavo, Fernando Caçoilo.

Segundo o autarca, o renovado espaço museológico, bem como a casa de espetáculos passa a partir de a poder receber visitas, mas ainda com caráter experimental, para testar o novo circuito expositivo e formação das pessoas.

"Em maio será feita a inauguração de todo o complexo turístico, incluindo o Museu, o Hotel e o Teatro, o que será uma dia grande para o Município", revelou.

A autarquia celebrou com a Vista Alegre Atlantis um contrato de comodato para assumir a gestão do Museu da Vista Alegre, bem como o Teatro da Fábrica, ambos alvo de intervenção profunda.

O Museu da Vista Alegre passa a integrar a rede de espaços museológicos do Município, que inclui o Museu Marítimo, que em 2015 bateu o recorde de visitantes e receitas.

A requalificação do Museu da Vista Alegre é resultado da parceria entre a Vista Alegre Atlantis, SA e o Município de Ílhavo para a recuperação e ampliação do espaço envolvente ao "terreiro da Fábrica", com o objetivo "de devolver à comunidade, e ao público em geral, a fruição de um património único, representativo da evolução da história da porcelana em Portugal".

Fonte: RTP



NOTÍCIAS RELACIONADAS
07/11/2017
Comissário Carlos Moedas antecipa uma "revolução" na indústria de pagamentos bancários [Roland Berger]
07/11/2017
Lucro da EDP aumenta 86% para 1.147 milhões nos primeiros nove meses do ano [EDP]
07/11/2017
EDP Espírito Santo promoveu oficina de grafite e rimas em Guarapari [EDP]
07/11/2017
Franco | Advogados anuncia expansão no atendimento Penal [Franco Advogados]
06/11/2017
Instituto Tomie Ohtake apresenta exposição com as obras dos vencedores EDP nas artes [EDP]
06/11/2017
Medida Provisória nº 806/17: Instituição de Tributação de Fundos de Investimento Fechados e Alterações na Sistemática de Tributação de Outros Fundos [CPBS]