home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

12/04/2016

Lisboa é futuro, segundo o Financial Times

Lisboa é uma das cidades europeias do futuro, de acordo com o ranking “Cidades e Regiões Europeias do Futuro 2016/17”, organizado pela FDi Intelligence Magazine, do Financial Times.

O que é que isto significa? Bem, a publicação do Financial Times, referência na área dos negócios e investimento, coloca Lisboa no 5º lugar do ranking das Melhores Cidades do Sul da Europa.
 
A lista, liderada por Istambul, conta com Madrid, Barcelona e Milão como cidades mais destacadas. Lisboa fica à frente de Liubliana, Roma, Ancara, Zagreb e Bilbao, e é ainda eleita, enquanto Região, entre as “Melhores Regiões do Sul da Europa”, desta vez em 10º lugar. Talvez haja muito mais para dizer, já que Lisboa mesmo que seja um bom exemplo do que é Portugal, Portugal é mais do que Lisboa. Mas passo a passo, conquistamos. Pessoa a pessoa, revista a revista, concurso a concurso, já são milhares, aqueles que sabem da existência de alguns dos nossos tesouros.
 
Ainda assim Lisboa consegue lugar no ranking do FDi, que reúne dados de mais de 294 cidades em 148 regiões e organiza-os em seis categorias para chegar ao ranking “Cidades e Regiões Europeias do Futuro”. As categorias incluem Recursos Humanos Ambiente de trabalho, Infra-estruturas, Rentabilidade, e Estratégia de apoio ao Investimento Directo Estrangeiro e Empreendedorismo.
 
Sentimo-nos muito lisonjeados pelo prémio dado pelo Financial Times à estratégia de Lisboa nos domínios da atracção de investimento, empresas e talentos. A repetição deste reconhecimento é para Lisboa um incentivo para continuarmos a trabalhar no sentido de transformarmos Lisboa numa das cidades mais competitivas, inovadoras e criativas da Europa- Duarte Cordeiro, vice-presidente da Câmara de Lisboa, em comunicado.
 
A cerimónia de entrega dos prémios realiza-se a 15 de Março, em Cannes, no MIPIM, a maior Feira de Investimento Imobiliário da Europa.

Isto depois de Lisboa ter sido igualmente distinguida há pouco tempo como a sétima cidade preferida pelos investidores europeus para o sector imobiliário, de acordo com o estudo da PwC/ULI “Emerging Trends in Real Estate, Europe 2016”.
 
Já são inúmeros os prémios, reconhecimentos, publicações e elogios feitos a Lisboa, ao Porto, a uma outra cidade, região de Portugal. Com o tempo, vão-se acumulando e podemos ser levados a pensar que já é suficiente, que basta. Mas nunca será assim. O mundo evolui, muda, transforma-se. Nada pára, nem nós podemos. E para sobreviver, viver e ser reconhecido pelos nossos feitos, é necessário, antes de mais, aceitar que a mudança é tão imprevista como é constante. A definição do nosso melhor varia de pessoa para pessoa, de ano para ano, e quem sabe, de dia para dia. O esforço para continuar a ser melhores não acaba: o futuro é o amanhã, que todos os dias é um dia diferente.
 
Lisboa é uma cidade do futuro, diz o Financial Times. Os portugueses são futuro, acrescenta a Excelência Portugal.

Fonte: Portugal Global



NOTÍCIAS RELACIONADAS
16/10/2017
Portugal: 185 foram com vistos top em 2017
16/10/2017
Mercado imobiliário do Porto em franca expansão
16/10/2017
Web Summit. A máquina que transforma os negócios das startups
16/10/2017
Parque automóvel híbrido e elétrico português pode chegar aos 40 por cento em 2020
16/10/2017
Exportação aumenta a bom ritmo mas falta mão-de-obra
16/10/2017
Comissão Europeia adota iniciativa para impulsionar estágios na Europa