home > notícias

ASSOCIADOS

27/04/2016

Engenharia Ambiental da Piaget inaugura laboratório para estudos de campo

O laboratório foi montado com equipamentos sofisticados, a céu aberto, dentro do campus da Faculdade Piaget, no Jardim Imperador, em Suzano

Em tempos em que muito se fala sobre a importância dos mananciais, da preservação da natureza e de desastres que impactam o meio ambiente, mais valorizados e necessários são os engenheiros ambientais. Em Suzano, o curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Piaget, único na região, passou a contar com uma nova estrutura para pesquisas acadêmicas e que, no futuro, poderão ser aplicadas na cidade: o Laboratório de Campo de Hidrologia, instalado por meio convênio da instituição com a empresa Engesolos Engenharia de Solos e Fundações.

O laboratório foi montado com equipamentos sofisticados, a céu aberto, dentro do campus, no Jardim Imperador. Alunos, profissionais da Engesolos, professores e a diretoria da Piaget acompanharam a montagem da estrutura. A parceria entre a instituição e a empresa foi assinada pelo diretor-geral da faculdade, Marcus Rodrigues, e os geólogos Nilton Jorge Miyashiro e Fernando de Medeiros Ferraz.

Os alunos terão aulas práticas de Técnicas de Investigação Geoambiental, dentro da disciplina de Hidrogeologia, buscando a atualização de conceitos e procedimentos técnicos para aplicação em problemas práticos. “É um laboratório a céu aberto, em que será possível colher dados reais”, explicou o coordenador do curso de Engenharia Ambiental, professor André Wagner Andrade.

Vários estudos poderão ser realizados. Os alunos aprenderão, por exemplo, a fazer o monitoramento de águas subterrâneas, ensaios de permeabilidade do solo, entre outras técnicas, bem como coleta e análise de dados. Futuramente, será possível ter vários pontos de monitoramento da água no subsolo no na área do campus da faculdade, no Jardim Imperador, que formarão uma rede.

A parceria com a Engesolos é fundamental. Isso porque os equipamentos são importados, de avançada tecnologia e de médio e grande porte. A empresa também faz a demonstração em campo. “A participação da Engesolos nas aulas práticas desse curso trará um benefício ímpar referente à troca de conhecimento teórico e prático, com possibilidade de futuras parcerias em projetos de pesquisas a serem desenvolvidas na Piaget”, acrescentou o coordenador do curso.

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
22/09/2017
Visto americano que não exige investimento milionário está disponível para brasileiros [Godke Silva & Rocha]
22/09/2017
Buscando agilidade, Unidas lança portal focado em mobile [Unidas]
21/09/2017
Critical cria divisão de IA e machine learning [Critical Software]
21/09/2017
Motoristas recebem sementes de árvores florais no Sistema Castello-Raposo e Trecho Oeste do Rodoanel [Arval Brasil]
19/09/2017
Revisão do Código dos Contratos Públicos – Portugal [FCB – Sociedade de Advogados]
19/09/2017
TAP quer mais 100 tripulantes de cabine até ao fim do ano [TAP]