home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

03/05/2016

Primeiro-ministro presente na Semana da Economia de Braga

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, vai marcar presença no Fórum Económico, evento integrado na Semana de Economia promovida pela Câmara Municipal de Braga (CMB), que arrancou ontem.

Este Fórum Económico, que decorre na próxima sexta-feira, conta ainda com o ministro da Economia e de ex-ministros e do presidente da AICEP, durante o qual a InvestBraga apresentará o seu relatório de actividades e será apresentado ainda um investimento importante da empresa Fujitsu no Pólo de Negócios de Lamaçães.

Para além da celebração do segundo aniversário da InvestBraga e da StartUp Braga, esta Semana da Economia inclui uma série de iniciativas, que além do referido Fórum Económico, promoverá ainda a II Cimeira dos Embaixadores Empresariais de Braga, várias conversas com especialistas da área e até dois ‘open days’ das empresas Primavera BSS (que já decorreu ontem) e DST (na próxima quinta-feira).

O presidente da CMB, Ricardo Rio, frisou ontem, durante a apresentação do programa desta Semana de Economia, que “esta é uma semana em que nós pretendemos demonstrar o potencial de Braga enquanto território atractivo e bastante dinâmico do ponto de vista económico, demonstrando também a forma como os diversos agentes económicos estão a colaborar para que isso se venha a reforçar cada vez mais, dia após dia, e em que queremos prestar contas por parte da InvestBraga e do Município de Braga naquilo que ao desenvolvimento económico diz respeito”.

Este momento vai ser ter uma simbologia ainda maior, já que “Braga se quer afirmar como um espaço de reflexão daquilo que são as questões determinantes em termos de futuro da economia do país”, sublinhou Ricardo Rio, indicando que este é, sem sombra de dúvida, “o nosso objectivo”.

O autarca bracarense indicou, aliás, que boa parte dessa economia futura vai depender precisamente “daquilo que acontecer em Braga”. 
“Da parte do Município e da InvestBraga tudo temos feito nesse sentido”, afirmou, parabenizando os administradores da InvestBraga - Carlos Oliveira e Humberto Carlos - “pelo trabalho que têm realizado”.

Além da gestão do Parque de Exposições de Braga - cuja reestruturação arrancará ainda este ano - Rio sublinha o trabalho que a InvestBraga e a StartBraga têm feito também ao nível do apoio ao empreendedorismo e da atracção de investimentos cruciais no concelho, através da Rede de Embaixadores de Braga - que vai crescendo semana após semana, sendo neste momento já 20 na rede e que são empresas que lideram novos projectos - “o mais importante dos quais o da Bosch Car Multimédia, que praticamente vai aumentar em 50 por cento o seu volume de emprego e de negócios nos próximos dois anos, bem como a expansão das suas instalações”.

Fórum Económico é ponto alto e vai debater futuro do país

O Fórum Económico a realizar na próxima sexta-feira é o momento maior da Semana de Economia de Braga que vai debater especificamente o ‘Futuro da Economia Portuguesa’ - um momento que contará com a participação do primeiro-ministro António Costa, entre uma lista de ilustres, entre os quais figuram os representantes do Japão da empresa Fujitsu e da Bosch Car Multimédia, com os quais o responsável do governo irá inclusivé conversar sobre novas oportunidades empresariais e de investimento.

Esta é, pelo menos, a expectativa do Município de Braga em relação a este fórum, que decorrerá entre as 14.30 e as 17.30 horas, na Colunata de Eventos do Bom Jesus. 
O ministro da Economia, Caldeira Cabral e os ex-ministros Carlos Tavares da Silva, Daniel Bessa e Mira Amaral são alguns dos ilustres cuja presença está também prevista para este Fórum Económico, que contará também com um painel sobre o tema ‘Investimento e estratégia para a indústria’, no qual vão participar empresas como a Bosch Car Multimédia, Fujitsu e a WeDo.

Além do fórum em si, esta sexta-feira fica ainda marcada pela visita da comitiva de especialistas em matéria económica à Startup Braga e pela apresentação do novo investimento da empresa Fujitsu que está já a laborar no Pólo de Negócios de Lamaçães e que está prevista para as 10 horas. 

“Esta é uma forma de promover a nível local e nacional aquilo que de melhor se faz em Braga do ponto de vista económico”, assinala Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga, assinalando que a Semana da Economia de Braga apresenta um programa muito “diversificado e ambicioso” com ‘Open Days’ em empresas de referência como a Primavera BSS ou a DST. “O objectivo é aproximar as empresas à comunidade para dar a conhecer os bons exemplos empresariais do concelho”, disse, a propósito.

Em termos do trabalho desenvolvido ao nível da Startup Braga, que hoje celebra dois anos de actividade, Carlos Oliveira disse que “até este momento já estão mais de sete milhões de euros investidos pelas startups da nossa comunidade e que ou estiveram ou estão incubadas ou estão nos nossos programas de aceleração, e que envolvem já mais de 250 empreendedores, 70 startups apoiadas, 30 incubadas no GNRation, com um enfique muito grande na web e no móvel e nas nanotecnologias e tecnologias médicas, algumas das quais já com destaque internacional”.

“É importante promover bons exemplos empresariais”

A TLCI - Soluções Integradas de Telecomunicações foi distinguida ontem com o título de Embaixador Empresarial de Braga, numa iniciativa da InvestBraga que tem por finalidade promover o desenvolvimento da economia local e divulgar as potencialidades do concelho.

Como sublinhou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, aquela é uma das empresas de maior dimensão do nosso concelho e tem demonstrado sucessivamente uma notável capacidade de inovação. “Essa é uma das marcas que temos tentado vender do concelho e do tecido empresarial de Braga, potenciando o investimento futuro no território. Esperamos que esse pioneirismo e espírito inovador da empresa se mantenha numa área com uma alta capacidade de evolução, continuando a fazer de Braga uma referência no sector”, afirmou.

Já Carlos Oliveira garantiu que é importante promover os bons exemplos empresariais que existem em Braga para dá-las a conhecer ao mundo e permitir que se repliquem essas boas práticas. “Queremos que os embaixadores empresarias possam ajudar a trazer mais investimento para Braga e a expandir os negócios que já cá estão. É isso que desenvolve a economia, cria emprego e melhora a qualidade de vida das pessoas”, referiu.

Entretanto, o administrador da empresa, Capa Pereira, referiu que este é mais um estímulo no sentido de promover Braga no exterior. “É algo que já fazíamos e que pretendemos continuar a fazer, desta feita de forma articulada com o poder local. Em 2015 atingimos um volume de negócios de 120 milhões de euros”, frisou.

Fonte: Portugal Global



NOTÍCIAS RELACIONADAS
21/08/2017
Selecionados 15 alunos para um intercâmbio em Portugal
21/08/2017
Crise impulsiona mudança de brasileiros para Portugal e pedidos de visto crescem 50%, em 2017
21/08/2017
Elite brasileira traz novos negócios para Portugal
18/08/2017
Empresas portuguesas são as que pagam mais tarde
18/08/2017
Web Summit quer encontrar os projetos de sustentabilidade mais inovadores [Portugal]
17/08/2017
Marcelo promulga alargamento dos "vistos gold" mas alerta para "risco"