home > notícias

ASSOCIADOS

09/05/2016

Sonae Sierra investe 180 milhões em projeto inovador na Roménia

Empresa tem implementado medidas que protegem o ambiente e ao mesmo tempo poupam nos custos.

O Park Lake é a mais recente joint-venture da Sonae Sierra e da Caelum Development, em Bucareste, Roménia, deverá abrir em setembro. E já recebeu a primeira certificação conjunta de Segurança, Saúde e Ambiente na Roménia, o que demonstra os elevados níveis de compromisso da Sonae Sierra no projeto.
 
Elsa Monteiro, responsável de Sustentabilidade e Comunicação da Sonae Sierra, explica que o projeto, “juntamente com a conceção do centro comercial, foi sujeito a estudos preliminares de impacto ambiental e foram tomadas medidas para diminuir os impactos negativos”, pelo que, em termos globais, os custos de construção aumentam com a aplicação destas medidas, “na ordem de 1,5% na Europa, e de 4% no Brasil”. Mesmo assim, com o aumento do valor da construção, o Park Lake representa um investimento de 180 milhões: “Os investidores preferem esse aumento que representa a curto e médio prazos poupanças muito significativas.” Durante o processo de financiamento, o centro conta com um grupo de investidores: “o banco exigiu os compromissos de certificação para o seu aval, foi importantíssimo”, revela.
 
Do ponto de vista de sustentabilidade e de inovação, este é um centro comercial da Sonae Sierra que integra uma série de soluções de eficiência energética desde a construção e está pensado para ser um centro sustentável do ponto de vista operacional. Com a aplicação de medidas mais rigorosas para o ambiente “os custos sobem, mas existem poupanças a curto prazo, ainda na construção e a médio prazo”. Ainda sem valores para o edifício da Roménia, que não está concluído, Elsa Monteiro dá outros exemplos, como a reutilização de resíduos na obra no centro comercial em Itália, que poupou 500 mil euros. Já o Shopping Plaza Sul, no Brasil, remodelou a gestão da água do centro e conseguiram uma poupança mensal de 8235 euros. Com a reorganização da reciclagem em todos os centros, a Sonae Sierra poupou 3,7 milhões de euros em 2015.

Fonte: Portugal Global



NOTÍCIAS RELACIONADAS
28/06/2017
A afaplan em Angola
28/06/2017
Corte americana libera Decreto Anti-imigração de Trump [BR-Visa]
27/06/2017
Cibercrime é um negócio que até tem assistência pós-venda [EY]
27/06/2017
EDP Espírito Santo e Governo do Estado anunciam projetos de Eficiência Energética em prédios públicos
27/06/2017
TAP promete "campanha forte" contra a "utilização irresponsável” de drones
27/06/2017
A regulamentação irá dar oportunidade para que os investimentos aconteçam [Tivoli Mofarrej]