home > notícias

ASSOCIADOS

10/05/2016

Vitor Sobral revela os vinhos que mais vendem no Tasca e no Taberna da Esquina

Sede recente do Concurso Internacional de Vinhos Harmonizados IWMC com bacalhau ao forno, promovido pelo Vinho&Cia, o Taberna da Esquina é a mais nova unidade no Brasil do grupo de restaurantes do chef Vitor Sobral.

Em 2009 ele começou em Portugal com o Tasca da Esquina, num bairro típico de Lisboa, quando levou novos ares à gastronomia portuguesa, fruto de muitas viagens, paixões e conhecimentos, com o conceito de uma cozinha vanguardista e criativa. Ele juntou-se a dois chefs, Hugo Nascimento e Luis Espadana, considerados arquitetos de boas ideias. Em meados de 2011 inauguraram a primeira unidade no Brasil, o Tasca da Esquina, nos Jardins, em São Paulo, e em pouco tempo receberam diversas premiações. Posteriormente inauguraram o Taberna da Esquina, no bairro paulistano do Itaim Bibi.

Em bate-papo exclusivo com o Vinho&Cia, o chef Vitor Sobral contou um pouco sobre as suas experiências. Confira.

O que você gostaria de destacar sobre os restaurantes Tasca da Esquina e Taberna da Esquina nesse momento?

Todos os anos nessa época em média, inserimos no menu uma nova receita de bacalhau, dois pratos de peixe e dois de carne, e trocamos em média de dois a três petiscos. Diariamente oferecemos duas opções diferentes de menu executivo, que para fazer as variações é muito prático. Utilizo o livro que publiquei com 500 receitas disponíveis. Ainda oferecemos a possibilidade de um menu degustação com dicas para harmonizar com vinhos. Muitos vêm aqui propositalmente para degustar os pratos mais tradicionais. 

O vinho atrai para experiência gastronômica?

Acredito que sim. Para mim, como português, o vinho é fundamental para acompanhar a refeição, ajuda a pessoa comer e saborear melhor o prato. Em Portugal, o vinho tem uma grande importância na cultura: não tem um restaurante português que não venda vinhos. 

Como foi elaborada a carta de vinhos?

Aqui nossa carta foi elaborada com 98% de vinhos portugueses, apesar de outros países terem vinhos que harmonizam bem com nossos pratos. Mas optamos por vinhos portugueses por uma relação de preço e qualidade. 

Quais são os pratos e os vinhos que mais vendem?

Os pratos que mais vendem são os elaborados com bacalhau, depois vêm alguns produzidos com lula e polvo. E referente aos vinhos, são os rótulos de Paulo Laureano, Cartuxa, Flor de Crasto e Esporão.

Gostaria de transmitir algo aos apreciadores da enogastronomia?

Gostaria de destacar sobre a apreciação dos vinhos para sobremesa, tradicionais em Portugal, como os vinhos do Porto, da Madeira e Moscatel. São fantásticos para acompanhar tanto a sobremesa portuguesa quanto a brasileira. Uma taça deles faz toda a diferença. Outro produto a incentivar é o Vinho Verde, que, na minha opinião, combina bem com tudo.

Endereços
Tasca da Esquina
Alameda Itu, 225, Jardim Paulista, São Paulo 
(11) 3262 - 0033
reservas@tascadaesquina.com.br 

Taberna da Esquina
R. Bandeira Paulista, 812, Itaim Bibi, São Paulo
(11) 3167-6489
reservas@tabernadaesquina.com.br

Fonte: Jornal Vinho e Cia



NOTÍCIAS RELACIONADAS
22/08/2017
A inteligência artificial e o seu emprego [McKinsey & Company]
22/08/2017
EDP procura ideias para festival próprio [EDP]
21/08/2017
Descubra quais são os livros que CEOS de sucesso estão lendo [McKinsey & Company]
21/08/2017
InterCement realiza Dia do Bem-Fazer em 16 cidades brasileiras [InterCement]
21/08/2017
O Algarve tem um novo terraço para ver o mar [Tivoli]
21/08/2017
Ataques cibernéticos preocupam empresas brasileiras [EY do Brasil]