home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

24/05/2016

600 novos postos de trabalho na região de Viseu

Uma empresa alemã da área da metalomecânica vai instalar-se na região de Viseu.

A procura de terrenos e das melhores condições para instalar a unidade de produção decorre há mais de um ano. Os investidores alemães tiveram contactos com autarcas de vários municípios da região de Viseu.

A decisão final sobre a escolha do município onde instalar a fábrica deve acontecer nos próximos meses. Há quem aponte o próximo mês de junho como a altura para o dossier ser encerrado.
 
Produção de escapes para automóveis
 
A fábrica alemã procura instalar-se na região de Viseu porque um dos seus principais clientes é a unidade de montagem da PSA – Peugeot / Citröen de Mangualde. O novo modelo de comerciais ligeiros, a partir de 2018, vai ter canos de escape produzidos por esta nova fábrica.
 
O número de postos de trabalho depende se a nova unidade de metalomecânica trabalhar apenas para a fábrica da Citröen ou se a sua produção for também para outras marcas automóveis. A confirmar-se a segunda hipótese, o número de postos de trabalho pode atingir as seis centenas. O montante do investimento final está a ser acompanhado pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.
 
Eixo Mangualde Viseu
 
Embora a nova unidade de metalomecânica vá fornecer a fábrica da Citröen, os investidores alemães não quiseram instalar-se em Mangualde. Têm receio que uma nova fábrica, a criar centenas de novos postos de trabalho, venha a criar instabilidade laboral na unidade da PSA com a eventual “fuga” de trabalhadores de uma fábrica para a outra. Perante este cenário, Viseu surge como o concelho mais provável para instalar o novo investimento. O futuro parque industrial de Lordosa será o local apontado para a instalação da nova fábrica de canos de escape.
 
Autarcas cautelosos
 
Dois dos presidentes de Câmara mais envolvidos no processo, Almeida Henriques, de Viseu, e João Azevedo, de Mangualde, dizem que os investimentos só devem ser anunciados quando estiverem concretizados. Fazem questão de realçar que o mais importante é que os investimentos se concretizem na região de Viseu Dão Lafões. “Se conseguirmos atrair investimento todos temos a ganhar. Se não o conseguirmos, todos perdemos”, afirmam.
 
Novo modelo da PSA atrai investidores
 
A produção do novo modelo na PSA de Mangualde está a atrair investimento. O Grupo Antolin, de Espanha, que produz interiores de automóveis, já anunciou a instalação em Mangualde de uma fábrica com 55 postos de trabalho. Para trabalharem diretamente com a Citröen é possível que nos próximos meses outros investimentos se anunciem para a região.
- See more at: http://www.portugalglobal.pt/PT/PortugalNews/Paginas/NewDetail.aspx?newId=%7bC8474BE3-5687-41A5-A636-77753C4BFE36%7d#sthash.7U89MSFG.dpuf

Fonte: Portugal Global



NOTÍCIAS RELACIONADAS
20/10/2017
Simulador IRS 2018
20/10/2017
Correios de Portugal e do Brasil firmam parceria para potenciar ecommerce entre dois países
20/10/2017
EU Market Access Brazil., edição 52
20/10/2017
Em busca de visto, brasileiros movimentam Consulado de Portugal
18/10/2017
Arbitragem administrativa no Brasil e em Portugal
17/10/2017
Portugal sobe no ranking mundial para investir em imobiliário