home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

31/05/2016

Alta de chuvas contribui para lavouras em três Estados

Monitoramento feito por satélite mostra que alteração do clima ajudou plantações em São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul

A elevação no nível de chuvas em maio propiciou a recuperação das safras de milho em pelo menos três Estados. Isso porque, no mês anterior, as plantações corriam o risco de ficar comprometidas pela estiagem. É o que apontam os dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento, (Conab) nesta quarta-feira (25), no 5º Boletim de Monitoramento Agrícola do ano. O foco foi o milho ainda em desenvolvimento ou em fase reprodutiva.

O documento mostra que as chuvas de maio favoreceram o desenvolvimento das lavouras no Paraná, no Mato Grosso do Sul e em São Paulo. Contudo, as possíveis mudanças na previsão de safra estão sendo verificadas em campo. 

O Boletim de Monitoramento Agrícola avalia as condições atuais das lavouras, com base em dados de satélite, em decorrência de fatores agronômicos e climáticos recentes. Além de auxiliar nas estimativas de safra, o monitoramento também é utilizado como apoio às análises de mercado e gestão de estoques da Conab.

Os dados de satélite indicam ainda que o índice de cobertura vegetal dessa safra está menor do que nos anos anteriores, na maioria das regiões produtoras desses Estados, em função da falta de chuvas em abril, o que significa que parte das lavouras foi prejudicada.

Já nas regiões monitoradas do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Maranhão praticamente não choveu em maio, o que penalizou parte das lavouras desde o mês de março, em função do déficit hídrico e das altas temperaturas em fases críticas do desenvolvimento do grão. Isso, porém, já havia sido previsto no prognóstico climático do anúncio de grãos deste mês.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Companhia Nacional de Abastecimento



NOTÍCIAS RELACIONADAS
18/05/2018
Novo embaixador de Angola em Portugal prioriza consolidação das relações de cooperação
18/05/2018
Portugal XXI: o futuro de Portugal discute-se este sábado em Cascais
18/05/2018
Japão e Brasil buscam promover comércio e investimentos em infraestruturas [Brasil]
18/05/2018
Infraestruturas de Portugal investe 3,4 ME em obras na Linha da Beira Baixa [Portugal]
18/05/2018
Espanha vai convocar Portugal e França para reunião sobre negociação da PAC [Portugal]
16/05/2018
Mercosul e União Europeia podem fechar acordo de livre comércio [Brasil]