home > notícias

MUNDO

07/06/2016

Rio de Janeiro terá primeira edição da Festa dos Santos Populares Portugueses

Palco do desembarque da família real portuguesa no Brasil, em 1808, a Praça XV, no centro do Rio de Janeiro, abrigará a primeira edição da Festa dos Santos Populares Portugueses, a mais tradicional de Portugal e que comemora o mês de Santo Antônio, São João e São Pedro.

Entre 10 e 12 de junho, música, gastronomia, literatura e arte vão dominar o espaço aberto da Praça, Paço Imperial e Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O espaço terá iluminação, enfeites, balões, bandeirinhas e toda a tradição portuguesa que deu origem às festas juninas brasileiras. O evento é gratuito e aberto ao público.

“A ideia é proporcionar uma experiência completa, unindo tradição e contemporaneidade, em um fim de semana repleto de cultura que vai festejar com alegria as delícias de Portugal. Vamos fazer um festival multicultural que unirá passado e presente”, afirma Connie Lopes, idealizadora e curadora do festival no Brasil, que escolheu o dia 10 para abrir a festa por ser o dia de Portugal, de Luís de Camões e das comunidades portuguesas. Nesse dia, o Cristo Redentor estará iluminado com as cores da bandeira portuguesa.

O festival contará com uma extensa programação de shows com representantes da cultura pop portuguesa, como a banda Deolinda (grupo de música popular inspirado no fado) e o acordeão frenético de Rosinha (cantora que se destaca pelo humor nas suas letras), que se apresentarão no palco montado na Praça XV. Outra atração musical será a sanfoneira Lucy Alves, que ficou conhecida na última edição do The Voice Brasil e que atualmente brilha na novela das 21h da rede Globo, Velho Chico.

Nomes como Nicolas Krassik e Cordestinos, mistura de música clássica e nordestina, e o Forró do Kiko, cuja marca registrada é o improviso, também integram a agenda do evento. No 12, em homenagem a Santo Antônio, casamenteiro, a bigband Orquestra Imperial conduz o baile romântico dos namorados. Haverá ainda desfiles de trajes tradicionais típicos portugueses e músicos tocando as conhecidas Guitarradas Portuguesas.

O premiado DJ MAM também vai surpreender o público tocando dentro de uma caravela nos três dias do evento, nos intervalos das atrações musicais. O artista já participou de megaeventos e a sua pesquisa de sons no Brasil deu origem a seu primeiro álbum, o Sotaque Carregado, e seu remix, o Sotaque ReCarregado, que acaba de ser selecionado para a edição 2016 do Prêmio da Música Brasileira. A apresentação do DJ MAM nos dias 10, 11 e 12 recebeu o nome de Sotaque Carregado Português, uma mistura de ritmos, sons e sotaques dos países que falam a língua portuguesa.

Em torno do palco, haverá barracas e foodtrucks com o melhor da gastronomia lusitana, com sardinhas assadas na brasa, bolinho de bacalhau, punheta (salada de bacalhau desfiado), bifanas (sanduíche de carne de porco), pastéis de nata e bacalhau, além de cerveja artesanal e sangrias. Já no Paço Imperial, haverá sessões de degustação e um workshop culinário ministrado por Alexandre Henriques, chefe do restaurante Gruta Santo Antônio, em Niterói, considerado um dos melhores restaurantes portugueses do Brasil.

Ainda no Paço será montada uma exposição de Cascatas – maquetes que reproduzem a vida nas cidades. O português José Carlos Amaral Fernandes fará uma representação do Porto, onde é detentor do prêmio de melhor cascateiro. Já o brasileiro Morrinho construirá a maquete do Rio, a partir de pedaços de tijolos, que reproduz as favelas da região central no início do povoamento daquela área. A programação englobará, ainda, a transmissão inaugural do documentário Ba(p)tismo de Terra, obra que cruza seis histórias de sucesso da imigração portuguesa no Rio de Janeiro.

História e literatura também terão espaço na festa. Haverá palestras do historiador brasileiro Laurentino Gomes, autor do livro “1808” e de diversos livros sobre a história Brasil-Portugal, e do historiador português Jorge Couto. Além disso, o comediante do grupo Porta dos Fundos Luís Lobianco e o ator Ricardo Pereira, atualmente no elenco da novela das 23h da rede Globo, Liberdade, Liberdade, farão a leitura de textos de poesia portuguesa no palco. “Queremos mostrar o Portugal do passado, juntamente com a modernidade desse país que se projetou e continua se projetando”, diz Pereira.

PROGRAMAÇÃO
sexta-feira • 10 de junho – abertura do evento às 17h
Shows
Raízes Ibéricas com Victor Lopez e Lucas Trigueiro
Palco Praça XV – 18h
DJ MAM em Sotaque Carregado Português
Palco Praça XV – 19h30
Deolinda
Palco Praça XV – 21h
Gastronomia
Barracas e Foodtrucks
Praça XV – abertura às 17h
Exposições Paço Imperial
Cascata do Porto por José Carlos Amaral Fernandes
Rio de Janeiro por Morrinho
Paço Imperial – visitação de 12h às 19h
Documentário Ba(p)tismo de Terra
CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) – Sala II – às 18h30

sábado • 11 de junho – abertura do evento às 14h
Shows
Forró do Kiko
Palco Praça XV – 18h
DJ MAM em Sotaque Português Carregado
Palco Praça XV – 19h
Rosinha
Palco Praça XV – 20h
Nicolas Krassik e Os Cordestinos convidam Lucy Alves
Palco Praça XV – 21h
DJ MAM em Sotaque Carregado Português
Palco Praça XV – 22h30
Gastronomia
Barracas e Foodtrucks
Praça XV – abertura às 14h
Workshop de Culinária Portuguesa com o Chef Alexandre Henriques
Paço Imperial – 15h
Exposições Paço Imperial
Cascata do Porto por José Carlos Amaral Fernandes
Rio de Janeiro por Morrinho
Paço Imperial – visitação de 12h às 19h
Literatura
Palestra Era uma vez Brasil com Laurentino Gomes e Jorge Couto
Paço Imperial – 16h30
Documentário Ba(p)tismo de Terra
CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) – Sala II
15h30 e 18h30 (a 2ª sessão será seguida de debate com a diretora)

domingo • 12 de junho – abertura do evento às 12h
Shows
Raízes Ibéricas com Victor Lopez e Lucas Trigueiro
Palco Praça XV – 15h
Baile dos Namorados com Orquestra Imperial e convidados
Palco Praça XV – 18h
DJ MAM
Palco Praça XV
Desfile Tradicional Português
Praça XV – 16h
Literatura
Poesia na Praça
Palco Praça XV – 17h
Exposições Paço Imperial
Cascata do Porto por José Carlos Amaral Fernandes
Rio de Janeiro por Morrinho
Paço Imperial – visitação de 12h às 19h
Gastronomia
Barracas e Foodtrucks
Praça XV – abertura às 12h

Fonte: Mundo Lusíada 



NOTÍCIAS RELACIONADAS
27/04/2017
“Os Papas em Portugal” apresentado em Lisboa
27/04/2017
"Portugal campeão europeu foi uma bela notícia para o futebol"
25/04/2017
Da arte contemporânea ao surfe, Portugal apresenta sua diversidade na Travelweek 2017
25/04/2017
Festival de teatro universitário de Lisboa com 25 grupos de Portugal, Brasil e Espanha
24/04/2017
22 de abril: dia do Descobrimento do Brasil
24/04/2017
Edifício Brasil Portugal: histórico e imponente