home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

14/06/2016

Portugal cofinancia ensino sobre empreendedorismo em Cabo Verde

O Governo de Portugal vai cofinanciar a partir do próximo ano letivo o ensino de conteúdos sobre o empreendedorismo no ensino secundário em Cabo Verde, destinados a 12 mil estudantes, foi hoje anunciado na cidade da Praia.

O anúncio foi feito durante uma jornada de formação dos formadores que a partir do próximo ano letivo irão aplicar as metodologias no Instituto Universitário da Educação (IUE), entidade nacional vocacionada para a formação de professores.

Os conteúdos de empreendedorismo, que estarão integrados na disciplina de Educação para a Cidadania, serão inseridos no ensino secundário cabo-verdiano depois de uma experiência-piloto nos últimos dois anos que envolveu 12 das 50 escolas secundárias cabo-verdianas.
 
Além de Portugal, o ensino dos conteúdos será financiado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI), que também assegura apoio técnico ao Ministério da Educação cabo-verdiana.
 
Durante a abertura da formação dos formadores, a diretora nacional da Educação cabo-verdiana, Margarida Santos, destacou a importância de se estudar e formar o empreendedorismo nas escolas do arquipélago, realçando o seu carater de inovar, liderar e desenvolver o lado social e económico num mundo cada vez mais competitivo.
 
Por sua vez, a adida para a Cooperação da Embaixada de Portugal, Irina Pais, disse que o projeto espelha a dinâmica da cooperação entre os dois países.
 
"Essa experiência com a cultura empreendedora não é uma novidade para este país, isso se passarmos os olhos pela cultura desenvolvido nos 40 anos da independência", afirmou, citada pela Inforpress.
 
Em abril último, o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua informou que Portugal reforçou com cerca de 150 mil euros o apoio ao ensino de empreendedorismo em escolas secundárias de Cabo Verde.
 
O reforço somou-se à contribuição de cerca de 352 mil euros efetuada em 2013, que, segundo o instituto Camões, correspondeu a 55% do valor global do Programa Curricular de Empreendedorismo no Ensino Secundário Geral e Técnico.

Fonte: Notícias ao Minuto



NOTÍCIAS RELACIONADAS
22/09/2017
Empresas portuguesas precisam de investir mais na velocidade dos sites mobile
22/09/2017
Portugal financiou-se com os juros mais baixos de sempre
22/09/2017
Portugal acolheu até agora 1435 refugiados
21/09/2017
Nova lei da imigração faz disparar pedidos de residência em Portugal
21/09/2017
Brasil é o 5º país que mais utiliza arbitragem no mundo
21/09/2017
Como ser advogado em Portugal? Dicas para brasileiros