home > notícias

MUNDO

14/06/2016

Mário Zambujal distinguido com a Medalha de Mérito Cultural

O escritor e jornalista Mário Zambujal vai ser hoje distinguido com a Medalha de Mérito Cultural da Câmara Municipal de Lisboa, no mesmo dia em que é homenageado no Teatro Municipal São Luiz, informou a autarquia.

A medalha será entregue pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, com a autarquia a considerar Zambujal uma "figura proeminente das letras e do jornalismo português".

"Pelo universo romanesco fortemente imaginativo, pelo talento criativo e linguagem original, adequada a uma atmosfera picaresca e cómicos de situação capazes de nos fazer sorrir, mas também refletir, Mário Zambujal é, por excelência, o escritor da cidade de Lisboa", indica o município.

O autor será homenageado hoje, no Jardim de Inverno do Teatro Municipal São Luiz, numa iniciativa da Câmara de Lisboa e da editora Clube do Autor.

Mário Zambujal estreou-se na literatura com 'Crónica dos bons malandros' (1980), que foi adaptado ao cinema por Fernando Lopes. Produziu textos para televisão e teatro e publicou, entre outros, 'Histórias do fim da rua', 'À noite logo se vê', 'Primeiro as senhoras' e 'Uma noite não são dois dias'.

Enquanto jornalista passou por várias publicações e, também, pela televisão. Atualmente, aos 80 anos, é presidente do Clube dos Jornalistas.

Fonte: Noticias ao minuto



NOTÍCIAS RELACIONADAS
07/11/2017
Reynaldo Gianecchini percorre Portugal com peça de teatro
07/11/2017
Universidade do Porto condecorada pela Marinha do Brasil
07/11/2017
Bonecos de Estremoz podem ser Património da Humanidade em dezembro
06/11/2017
São Martinho, a mais antiga feira de cavalos de Portugal
06/11/2017
Portugal vai promover-se como destino para andar de bicicleta ou a pé
06/11/2017
70 mil km para descobrir a Mina Lusitana