home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

27/06/2016

Obama convida Portugal para cimeira

Delegação portuguesa participa em cimeira do empreendedorismo organizada pelo Presidente dos Estados Unidos

João Vasconcelos, secretário de Estado da Indústria, foi convidado pela Casa Branca a participar na 7ª edição da Global Entrepreneurship Summit (GES), um evento de empreendedorismo que decorre de 22 a 24 de junho na Universidade de Stanford, na Califórnia.

Da comitiva portuguesa que estará presente no coração do Silicon Valley fazem parte também os líderes de duas startups portuguesas, a NuRise e a D-Orbit.

O ponto alto da cimeira será a mesa redonda organizada pelo governo dos Estados Unidos, no qual participará João Vasconcelos e um grupo restrito de governantes de alguns países (a Europa terá apenas quatro representantes) envolvidos na implementação de estratégias de empreendedorismo.

Os convites da Casa Branca foram feitos por carta aos governantes que tenham “currículo na promoção do empreendedorismo“, que “tenham planos concretos para apoiar o ecossistema empreendedor no seu país” e também que tenham “disponibilidade para anunciar um novo programa governamental destinado a apoiar esse ecossistema”. Há cerca de duas semanas o Governo português apresentou a Startup Portugal, a estratégia nacional de empreendedorismo.

700 empreendedores

Organizada pelo Presidente Barack Obama, esta cimeira está subordinada ao desígnio “criar condições para que os empreendedores de todo o mundo tenham os recursos e redes necessárias para que possam mudar o planeta”.

Em edições anteriores, a Global Entrepreneurship Summit tinha decorrido na Turquia, Emirados Árabes Unidos, Malásia, Marrocos e Quénia.

De regresso aos Estados Unidos, esta edição de 2016 conta com mais de 700 empreendedores, provenientes de 170 países. Os sectores mais representados são as tecnologias de informação, educação, saúde e energia. Participam também 300 investidores, na maioria capitais de risco e aceleradoras, provenientes de 65 países.

As duas empresas portuguesas presentes na Global Entrepreneurship Summit são da área da saúde e do aeroespacial. A NuRise desenvolveu detetores de radiação na área da medicina e do combate ao cancro. E a D-Orbit PT criou um software de controlo de satélites em final de vida.

Fonte: Expresso



NOTÍCIAS RELACIONADAS
07/11/2017
António Costa: “Portugal é um ótimo sítio para investir”
07/11/2017
Investimento imobiliário em Portugal reforçado por mais 12 meses
07/11/2017
Há um ano foram ao Web Summit. O que é feito destas startups?
07/11/2017
Governo adota campanha “fortíssima” para atrair Agência do Medicamento
06/11/2017
É mais barato fazer faculdade em Portugal ou no Brasil?
06/11/2017
Organização da Web Summit está “convencida” a ficar em Portugal, diz Ana Lehman