home > notícias

MUNDO

27/06/2016

Brasileiros passam a ter passagem rápida no Serviço de Fronteiras dos aeroportos portugueses

Os viajantes com passaporte brasileiro passarão a ter, a partir de julho, passagem rápida pelo sistema de controle nos aeroportos portugueses. O anúncio foi feito pela diretora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Luísa Maia Gonçalves.

Os viajantes com passaporte brasileiro passarão a ter, a partir de julho, passagem rápida pelo sistema de controle nos aeroportos portugueses. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (23), em Lisboa, pela diretora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Luísa Maia Gonçalves.

Atualmente, a passagem pelo sistema Rapid (Reconhecimento Automático de Passageiros Identificados Documentalmente) de controle de fronteiras é reservada aos cidadãos portugueses e do conjunto da União Europeia.

A partir de julho, poderão usar o sistema eletrônico que efetua a leitura dos passaportes, sem intervenção humana direta, os cidadãos de nove países, designadamente do Brasil, Austrália, Nova Zelândia, Japão, Coreia do Sul, Singapura, Canadá, Estados Unidos, e Japão.

Em declarações aos jornalistas, a diretora do SEF disse serem "nacionalidades isentas de visto e que, ao mesmo tempo, os respetivos certificados técnicos podem ser adaptados para o Rapid de modo a poder ser feito o cruzamento e a consulta às bases de dados necessárias a nível nacional e internacional".

Fonte: Portugal Digital



NOTÍCIAS RELACIONADAS
07/11/2017
Reynaldo Gianecchini percorre Portugal com peça de teatro
07/11/2017
Universidade do Porto condecorada pela Marinha do Brasil
07/11/2017
Bonecos de Estremoz podem ser Património da Humanidade em dezembro
06/11/2017
São Martinho, a mais antiga feira de cavalos de Portugal
06/11/2017
Portugal vai promover-se como destino para andar de bicicleta ou a pé
06/11/2017
70 mil km para descobrir a Mina Lusitana