home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

05/07/2016

Startups e empreendedorismo, Portugal no epicentro da nova economia

O Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, foi o único governante estrangeiro convidado pela Casa Branca a participar na Global Enterpeneurship Summit (GES), que decorreu de 22 a 24 de junho na Universidade de Stanford.

Foi igualmente convidado da conferência PreMoney, organizada pela 500 Startups e que a precedeu a 21 de junho, em São Francisco.
 
Nestes palcos, e dirigindo-se ao venture capital e empreendedores globais, apresentou a estratégia e o programa Startup Portugal.
 
No âmbito da GES, o Secretário de Estado português teve ainda assento numa mesa-redonda com a Secretária do Comércio dos EUA, Penny Pritzker.
 
Durante esta sua permanência na Baía de São Francisco, o Secretário de Estado reuniu com os principais early-stage venture funds e aceleradores semente de startups, 500 Startups e Y Combinator, bem como com o Silicon Valley Bank e a Singularity University e incubadoras como Rocket Space e Runway – dando a conhecer o movimento de localização em Portugal das suas principais congéneres europeias; o ecossistema português e a sua dinâmica reconhecida e impulsionada pela Web Summit de Lisboa, que coordena no seio do Governo Português. Ainda no âmbito do empreendedorismo e startups, teve lugar um encontro com fundadores portugueses de empresas tecnológicas, que levantam capital nos EUA para investimento nas suas empresas em Portugal, e seus investidores.
 
Investimento Direto Português na Califórnia e investimento californiano em Portugal

Para além da temática central do empreendedorismo, o Secretário de Estado visitou o mais relevante investimento português na região, da corticeira Amorim e que significa uma exportação anual de 40 milhões de euros em rolhas de Portugal para os EUA. Reuniu ainda com responsáveis de duas empresas californianas, o fabricante de automóveis Tesla, apresentando Portugal como potencial destino de investimento produtivo, e a Amyris, empresa em processo de criação de um hub de biotecnologia com a Escola Superior de Biotecnologia do Porto da Universidade Católica Portuguesa. 

Fonte: Portugal Global



NOTÍCIAS RELACIONADAS
07/11/2017
António Costa: “Portugal é um ótimo sítio para investir”
07/11/2017
Investimento imobiliário em Portugal reforçado por mais 12 meses
07/11/2017
Há um ano foram ao Web Summit. O que é feito destas startups?
07/11/2017
Governo adota campanha “fortíssima” para atrair Agência do Medicamento
06/11/2017
É mais barato fazer faculdade em Portugal ou no Brasil?
06/11/2017
Organização da Web Summit está “convencida” a ficar em Portugal, diz Ana Lehman