home > notícias

ASSOCIADOS

05/07/2016

APCER: Vantagens ISO 9001 para os consumidores

Os benefícios diretos para as organizações são, normalmente, os mais referidos nos textos que retratam as vantagens da certificação de um Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001. Mas os consumidores são os beneficiários finais da aplicação das normas.

Enquadramento ISO 9001
A certificação de acordo com a norma ISO 9001 é voltada para a organização interna das empresas, e implica um foco na melhoria contínua. Com isso, assegura-se que todos os processos da organização funcionam adequadamente, de modo a que o produto ou serviço final cumpra o esperado pelo cliente.

A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade é dirigida a qualquer organização, pública ou privada, independentemente da sua dimensão e setor de atividade.

ISO 9001 – Vantagens para os Consumidores

Os consumidores são poucas vezes elucidados das vantagens diretas da certificação ISO 9001. No entanto, eles são o enfoque principal do sistema de gestão da qualidade.

A certificação ISO 9001 tem na satisfação do cliente um dos seus maiores objetivos. O que, desde logo, assegura ao consumidor a garantia de que o produto ou serviço que adquire é fruto dum processo de padronização, com a procura contínua pela qualidade.

Outra vantagem direta para o consumidor é a garantia de que a organização verifica os produtos e corrige, sempre que necessário, para que não existam desvios, de modo a que não cheguem ao mercado produtos que fujam ao padrão de qualidade da marca. Esse controlo assegura, também, que um consumidor habitual não encontrará desvios na expectativa que tem de consumo.

Existe também um tratamento especial com o consumidor, que é consultado pela organização, através de inquéritos ou entrevistas, de modo a identificar os pontos de melhoria. Não se pretende apenas fornecer o produto, mas sim que o consumidor veja os seus desejos, necessidades e expectativas correspondidos.

De uma forma global, uma organização certificada ISO 9001 foca-se no desempenho estável e fiável dos seus processos produtivos e está empenhada em melhorá-los de forma contínua.

Esta certificação transmite confiança ao consumidor em como a organização tem processos produtivos consistentes e que está ativamente a melhorar para criar uma melhor experiência para o consumidor final.

Na soma de todos estes fatores, não é arriscado afirmar que o consumidor, em paralelo com a organização, é o mais beneficiado. Encontra produtos que correspondem aos seus padrões de qualidade e ainda vê a sua expetativa de consumo tida em conta.

Se tiver mais questões sobre a certificação ISO 9001 ou curiosidade sobre a norma, poderá fazer o download do Guia do Utilizador ISO 9001:2015.

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
23/06/2017
TAP reorganiza estrutura de vendas no Brasil
23/06/2017
Projeto de eficiência energética da EDP beneficia 325 famílias
22/06/2017
Aproveitamento do ágio com base no regime da Lei 9.532/97 encerra-se no fim do ano [Souza Sescon]
22/06/2017
Marketing da Sonae Sierra premiado
22/06/2017
Padaria da Esquina entre os melhores do ano no Brasil
22/06/2017
Novo presidente executivo no Haitong deverá vir da China