home > notícias

MUNDO

11/07/2016

Portugal vence a Eurocopa: o país é uma festa!

Portugal está em festa. Uma festa no Stade de France, uma festa de milhões de portugueses que comemoram a vitória da Eurocopa 2016, ao vencer neste domingo, no prolongamento, a seleção francesa de futebol por 1-0.

Desfalcado de Cristiano Ronaldo, lesionado, substituído aos 25 minutos, Portugal e a França chegaram ao final dos 90 minutos empatados a zero, no final da edição 2016 do Europeu de futebol, a decorrer no Stade de France, em Saint-Denis, na região metropolitana de Paris.

Este é o primeiro título europeu de Portugal no futebol.  A seleçao lusa já tinha disputado uma final do campeonato europeu, em 2004, na edição realizada precisamente em Portugal, mas perdeu para a Grécia.

Após a substituição por lesão de Cristiano Ronaldo no início da partida, a seleção portuguesa efetuou um jogo cauteloso, tentando conter as ofensivas francesas. Embora a seleção gaulesa tenha tido mais posse de bola, foi Portugal que acabou por ser mais feliz, com o avançado Éder a fazer o único golo da partida aos 109 minutos, já na segunda parte do prolongamento.

A vitória de Portugal termina a participação lusa numa Eurocopa difícil, que começou com três empates, frente à Hungria, Islândia e Áustria. Embora tenha terminado o seu grupo em terceiro lugar, Portugal conseguiu o apuramento para os oitavos de final, batendo a Croácia por 1-0, já no prolongamento.

Nos quartos de final a seleção lusa venceu a Polónia nas grandes penalidades e nas meias finais ganhou ao País de Gales por 2-0, no tempo regulamentar.

Fonte: Portugal Digital

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS
18/08/2017
Descobrir o Brasil em Portugal (ou de como a primeira vez nunca se esquece)
18/08/2017
Descobrir Portugal, trilho a trilho
18/08/2017
Quatro filmes de produção e co-produção portuguesa no Festival de Cinema de Toronto
18/08/2017
Portugal não é branco, nem em primeiro lugar dos brancos"
17/08/2017
Portugal vai candidatar-se à organização do europeu de Maratona BTT
15/08/2017
Portugal vai levar 13 atletas aos mundiais