home > notícias

MUNDO

25/07/2016

Portuguesa é primeira estrangeira a receber medalha no Brasil por trabalho em prol das mulheres

Leonor de Sá Machado é portuguesa e tornou-se a primeira estrangeira a receber a medalha Ruth Cardoso, que premeia o trabalho em prol das mulheres, no Brasil.

“Tive uma enorme surpresa [ao saber que receberia a medalha]. Pode dar mais visibilidade, pela divulgação do projeto, para que as mulheres que sofrem de violência saibam que podem recorrer às cirurgias reparadoras”, afirmou Leonor de Sá Machado, realçando ainda que a medalha pode ajudar também a encontrar empresas que façam projetos com a mesma qualidade, e divulgar a ação em outras áreas do Brasil.

Leonor de Sá Machado é fundadora da TheBridge, empresa de responsabilidade social que atua no Brasil e em Angola, que desenvolveu desde outubro de 2013, em São Paulo, um projeto denominado Primeiro Programa de Cirurgia Reparadora para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica para facilitar a realização de cirurgias plásticas reparadoras para mulheres vítimas de violência doméstica.

O projeto da empresária portuguesa funciona como um intermediador entre as mulheres que sofreram a violência doméstica e a possibilidade da cirurgia gratuita, que é oferecida pelo sistema público de saúde no Brasil, segundo o que está previsto na lei Maria da Penha, mas que tem uma extensa lista de espera.

“Há mulheres que esperam 12 a 16 anos na fila. E mulheres que levaram 20 facadas na barriga. Nós agilizamos esse atendimento”, afirmou a fundadora da TheBridge, destacando que no ano passado o projeto encaminhou 140 mulheres a hospitais, e 30 delas realizaram a cirurgia.

“Sinto-me orgulhosa, é importante ganhar um prémio por um trabalho contra a violência doméstica, que ocorre em todo o mundo”, afirmou.

Fonte: Revista Port 



NOTÍCIAS RELACIONADAS
25/09/2017
"As raças mais trabalhadoras no Brasil são os japoneses e os portugueses"
25/09/2017
Mostra reúne destaques do design brasileiro, em Portugal
22/09/2017
Este são os cinco destinos mais pacíficos do mundo e Portugal está na lista
22/09/2017
Portugal é um dos únicos 15 países no mundo com políticas de apoio à família - Unicef
22/09/2017
A razão real de ir a Portugal talvez seja a de que os brasileiros desejam sentir um gostinho de civilização
22/09/2017
O que nos separa é o que nos une