home > notícias

MUNDO

02/08/2016

Azeite alentejano eleito o melhor do mundo

O Azeite Moura DOP, da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, levou para casa o primeiro prémio no concurso internacional Mário Solinas, o mais importante na área de azeites virgem extra.

Nem só nos vinhos se contam medalhas, com o azeite português a dar nas vistas dentro e fora de fronteiras, em particular aquele do Alentejo.
 
O Azeite Moura DOP da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos (CAMB), que desde 1954 anda empenhada em apanhar e transformar azeitonas, ganhou o primeiro prémio no concurso internacional Mário Solinas, o principal na área de azeites virgem extra, organizado pelo Conselho Oleícola Internacional.
 
O azeite premiado arrecadou uma medalha de ouro na categoria de frutado maduro e competiu com outras 110 marcas de diferentes países, desde a Argentina, Austrália, Chile e Israel ao Perú, Tunísia e Uruguai.
 
O prémio Mário Solinas distingue os melhores azeites virgem extra em quatro categorias, consoante critérios organolépticos, e é tido como o mais prestigiado no setor oleícola internacional, segundo se lê num comunicado de imprensa enviado às redações.
 
Apesar da distinção, vai ser preciso esperar para molhar o dito azeite no pão ou para regar o prato de bacalhau cozido, uma vez que o lote vencedor será apenas comercializado entre finais de agosto e início de setembro.

Fonte: Portugal Global



NOTÍCIAS RELACIONADAS
19/01/2018
Lisboa considerada a melhor cidade do mundo para viver em 2018
19/01/2018
Portugal prevê realizar 1.400 ações culturais no estrangeiro
17/01/2018
Governo vai analisar precários na Lusa e na RTP
16/01/2018
Portugal disponível para apoiar criação de segundo centro de hemodiálise em Cabo Verde
16/01/2018
Um nome de referência da música portuguesa - Tozé Brito
16/01/2018
Exposição de moedas e lançamento de livro no Santander Cultural