home > notícias

MUNDO

09/08/2016

Exposição 'Amália: Saudades do Brasil'

Inaugurada no último dia 06/08, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a exposição “Amália: Saudades do Brasil” conta a relação da renomada cantora de fado portuguesa Amália Rodrigues com o Brasil, a importância do país na construção de sua presença no mundo e a influência que a artista teve e continua a ter nas novas gerações de criadores, não só na área da música, mas também nas artes visuais.

O projeto artístico “Amália: Saudades do Brasil” surge num contexto de grande interesse pela cultura portuguesa e, especialmente, pelo fado. O título da exposição remete para um fado que Vinícius de Moraes escreveu para Amália e que gravou na casa da artista em Lisboa.

A exposição apresenta, entre outros, os cartazes da estreia de Amália no Casino de Copacabana, em 1944, as partituras de Ai Mouraria, fado criado no Brasil para a sua voz, inúmeros registos inéditos de som e imagem e obras dos artistas contemporâneos Vik Muniz e Francesco Vezzolli inspiradas na diva do fado.

“Ao acolher a exposição Amália: Saudades do Brasil, o Consulado Geral de Portugal em São Paulo procura assinalar o fecundo percurso no Brasil daquela que continua a ser a grande referência do fado e sua musa inspiradora”, explica o cônsul de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço.

“Das amizades com Dorival Caymmi e Vinicius de Moraes às suas gravações de cancioneiro brasileiro, passando pelos poemas de Cecília Meireles, Amália viveu no Brasil e viveu o Brasil, amando instintivamente a sua cultura e música, onde pressentiu a mesma alma do fado, essa que as suas canções imortalizariam”, diz Paulo Lourenço.

A exposição fica aberta ao público entre os dias 9 e 27 de agosto, de segunda a sábado, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.

Fonte: Consulado Geral de Portugal em São Paulo



NOTÍCIAS RELACIONADAS
25/09/2017
"As raças mais trabalhadoras no Brasil são os japoneses e os portugueses"
25/09/2017
Mostra reúne destaques do design brasileiro, em Portugal
22/09/2017
Este são os cinco destinos mais pacíficos do mundo e Portugal está na lista
22/09/2017
Portugal é um dos únicos 15 países no mundo com políticas de apoio à família - Unicef
22/09/2017
A razão real de ir a Portugal talvez seja a de que os brasileiros desejam sentir um gostinho de civilização
22/09/2017
O que nos separa é o que nos une