home > notícias

ASSOCIADOS

18/08/2016

Piaget abre ambulatório de nutrição para a comunidade

Na consulta, gratuita, o paciente responde a questionário sobre hábitos alimentares e passa por uma avaliação da composição corporal; na segunda parte, retorna para receber o plano alimentar

A Faculdade Piaget de Suzano abriu o Ambulatório de Atendimento de Nutrição para avaliação, orientação e acompanhamento gratuito à comunidade. Serão atendidos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) encaminhados pela Secretaria de Saúde. Gradativamente, o ambulatório receberá alunos, professores e o público em geral. 

O atendimento é individual, com data e horário marcados. Primeiro, o paciente responde a questionário sobre hábitos alimentares e passa por uma avaliação corporal; depois, retorna para receber o plano alimentar individualizado. Consultas serão agendadas para o acompanhamento. Os alunos atendem sob a supervisão de docentes e da coordenação do curso.

Pacientes recebem dicas de alimentação e orientações sobre os melhores alimentos para consumo diário, bem como cardápio adequado a diversas patologias, como diabetes, obesidade e hipertensão, entre outros. Os pacientes do CAPS, por exemplo, que já fazem tratamento médico e são acompanhados por uma equipe multiprofissional, passam a contar, a partir de agora, com o reforço da avaliação e orientação nutricional.

Alexandre Silva dos Reis, paciente do CAPS, chegou ao ambulatório com queixa de obesidade. A medicação que utiliza no dia a dia causou aumento do peso nos últimos meses e agora precisa baixar o colesterol e emagrecer. A esposa, Eliana de Castro Reis, ouviu as recomendações, inclusive sobre como tornar as refeições mais saudáveis, pois terá a tarefa de cuidar do cardápio em casa agora com as dicas passadas na consulta. “A parte da nutrição é muito importante para complementar o tratamento dele. A iniciativa da Piaget com este espaço para a comunidade, para pacientes do CAPS em especial, é muito bem vinda”, disse Eliana.

A estudante do 7º semestre de Nutrição, Dalila Berti França de Jesus, aprovou o novo espaço para a prática criado pela Piaget: “É a chance que nós, alunos, temos para conhecer problemas diversos e aperfeiçoar o que aprendemos, além de poder acompanhar a evolução dos pacientes”, disse.

O ambulatório é um entre outros serviços planejados pela Piaget para o campus de Suzano. Em 2017, será aberta a Clínica da Saúde, onde, sob a supervisão de professores, alunos de Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Enfermagem e Estética e Cosmética prestarão atendimento. Antes, ainda em 2016, os alunos da Piaget iniciarão estágio na Santa Casa de Suzano por meio de parceria fechada entre a instituição e o hospital.

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
07/11/2017
Comissário Carlos Moedas antecipa uma "revolução" na indústria de pagamentos bancários [Roland Berger]
07/11/2017
Lucro da EDP aumenta 86% para 1.147 milhões nos primeiros nove meses do ano [EDP]
07/11/2017
EDP Espírito Santo promoveu oficina de grafite e rimas em Guarapari [EDP]
07/11/2017
Franco | Advogados anuncia expansão no atendimento Penal [Franco Advogados]
06/11/2017
Instituto Tomie Ohtake apresenta exposição com as obras dos vencedores EDP nas artes [EDP]
06/11/2017
Medida Provisória nº 806/17: Instituição de Tributação de Fundos de Investimento Fechados e Alterações na Sistemática de Tributação de Outros Fundos [CPBS]