home > notícias

ASSOCIADOS

01/09/2016

Sonae Sierra abre centro comercial em Bucareste

O investimento de 180 milhões de euros marca o primeiro investimento de raiz da Sonae Sierra na Roménia. A empresa quer avançar com dois projetos - em Craiova e em Ploiesti - e admite "estudar outras oportunidades" no país.
A Sonae Sierra aponta a Roménia como um mercado prioritário para o desenvolvimento de novos centros comerciais na Europa, preparando-se para depois de Bucareste investir em Craiova e em Ploiesti, aproveitando o crescimento económico do país de Leste.
"Há um enorme potencial para construir novos centros comerciais na Roménia. Se me pergunta se este é o momento para começar a construir desenfreadamente? Talvez não, mas temos que chegar antes dos outros. Há sempre a vantagem de ser pioneiro", afirmou o presidente executivo da Sonae Sierra, Fernando Guedes de Oliveira (na foto), no dia da inauguração do ParkLake, o primeiro centro comercial da empresa do universo Sonae desenvolvido de raiz no mercado romeno.
Concluído o investimento de 180 milhões de euros, em parceria com a Caelum Development, especialista em retalho na Europa de Leste, a Sonae Sierra pretende avançar com dois projetos - em Craiova e em Ploiesti - para os quais já comprou terreno e admite "estudar outras oportunidades" no país.
"A economia da Roménia tem tido um crescimento exponencial nos últimos anos. Vemos a Roménia como um país emergente na indústria de centros comerciais", explicou o gestor, realçando que "a Roménia precisa de mais novos centros comerciais".
Em declarações aos jornalistas, a administradora responsável pela expansão da empresa, Ana Maria Oliveira, sublinha que a Roménia está com um crescimento de 3,5% ao ano e, ao mesmo tempo, tem um rácio de centros comerciais por habitante que é menos de metade da média da União Europeia, condições para este mercado integrar o plano de investimentos da empresa.
A Sonae Sierra planeia investir cerca de dois mil milhões de euros em novos centros comerciais nos próximos cinco anos, em várias geografias na Europa, Brasil, Colômbia e em Marrocos.
Na Europa, além da Roménia, o radar da Sonae Sierra aponta para a Alemanha e Itália como os mais apetecíveis para o negócio de desenvolvimento de novos centros comerciais, como adiantou à Lusa Fernando Guedes de Oliveira.
O plano de investimento da empresa do universo Sonae passa também pela Colômbia, onde tem em desenvolvimento o seu primeiro centro comercial, e quer "pelo menos iniciar mais três nos próximos cinco anos", retomar a aposta no Brasil (onde tem propriedade em nove centros comerciais) e Marrocos.

Fonte: Jornal de Negócios



NOTÍCIAS RELACIONADAS
07/11/2017
Comissário Carlos Moedas antecipa uma "revolução" na indústria de pagamentos bancários [Roland Berger]
07/11/2017
Lucro da EDP aumenta 86% para 1.147 milhões nos primeiros nove meses do ano [EDP]
07/11/2017
EDP Espírito Santo promoveu oficina de grafite e rimas em Guarapari [EDP]
07/11/2017
Franco | Advogados anuncia expansão no atendimento Penal [Franco Advogados]
06/11/2017
Instituto Tomie Ohtake apresenta exposição com as obras dos vencedores EDP nas artes [EDP]
06/11/2017
Medida Provisória nº 806/17: Instituição de Tributação de Fundos de Investimento Fechados e Alterações na Sistemática de Tributação de Outros Fundos [CPBS]