home > notícias

MUNDO

02/09/2016

Hepatite B: Portugal desenvolve vacina em spray

Investigadores da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveram uma vacina para a hepatite B em forma de 'spray' nasal. A inovadora técnica poderá revolucionar a prevenção de várias doenças, nomeadamente as doenças sexualmente transmissíveis.
A vacina genética concebida é vantajosa para países em vias de desenvolvimento onde escasseiam profissionais de saúde, responsáveis pela administração das vacinas injetáveis. A via nasal permite diminuir os elevados custos humanos e financeiros destes países, associados às complicações decorrentes da administração de injetáveis, nomeadamente as infeções provocadas pela reutilização de seringas.
Olga Borges, coordenadora da investigação publicada na revista científica “Molecular Pharmaceutics”, explica que "foram criados 'sistemas de transporte' (nanopartículas poliméricas) capazes de levar as moléculas terapêuticas desde a mucosa nasal até ao interior das células. Os resultados obtidos em ratinhos demonstraram que a formulação desenvolvida é eficaz pela via intranasal."

Fonte: Boas Noticias



NOTÍCIAS RELACIONADAS
07/11/2017
Reynaldo Gianecchini percorre Portugal com peça de teatro
07/11/2017
Universidade do Porto condecorada pela Marinha do Brasil
07/11/2017
Bonecos de Estremoz podem ser Património da Humanidade em dezembro
06/11/2017
São Martinho, a mais antiga feira de cavalos de Portugal
06/11/2017
Portugal vai promover-se como destino para andar de bicicleta ou a pé
06/11/2017
70 mil km para descobrir a Mina Lusitana