home > notícias

ASSOCIADOS

08/09/2016

EDP patrocina a maior exposição de arte contemporânea portuguesa

Com apoio do Instituto EDP, mostra “Portugal Portugueses”, em cartaz a partir do dia 8 no Museu Afro Brasil, traz cerca de 200 obras ao País

São Paulo, 08 de setembro de 2016 – Para homenagear as raízes da cultura brasileira, a EDP, com o apoio do Instituto EDP, que coordena as ações socioambientais do Grupo, traz ao Brasil a exposição “Portugal Portugueses – Arte Contemporânea”, aberta ao público a partir de 8 de setembro no Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera.
Cerca de 200 obras de mais de quarenta artistas portugueses exibem a relação entre Brasil, África e Portugal, demonstrando as semelhanças e diferenças de cada país, e as influências das culturas africana e portuguesa, além da indígena, na construção da identidade brasileira. “É um grande orgulho patrocinar essa mostra que reforça o laços latentes entre os dois países”, diz Pedro Sirgado, Diretor Executivo do Instituto EDP.
Uma das obras que evidencia esta relação é a série Pau Brasil, de autoria de Albuquerque Mendes. Nela, o pintor expõe a diversidade de estilos humanos, explorando a miscigenação nos dois países, retratando homens e mulheres negros, brancos e indígenas sempre em poses semelhantes, explorando tanto a diversidade étnica quanto propondo as semelhanças entre as pessoas.
Já os artistas João Pedro Vale e Nuno Alexandre trazem para a mostra a instalação “Feijoeiro”, inspirada no tradicional conto “João e o pé de feijão”. Feita de collants, tecido, ferro, arame, corda e espuma, a peça chama a atenção de adultos e crianças com suas cores fortes e vibrantes, um convite à interação.
Simultaneamente a exposição, acontecerão três homenagens póstumas a importantes personalidades de Portugal: a atriz Beatriz Costa, que importante participação no teatro brasileiro, revista; Rafael Bordalo Pinheiro, ceramista e caricaturista que criou importantes revistas no Brasil do século XIX; e Amadeo de Souza Cardoso, com a reprodução dos desenhos do álbum XX Dessins, editados recentemente na mostra retrospectiva dedicada ao artista, realizada no Grand Palais de Paris.

Serviço
Exposição “Portugal Portugueses – Arte Contemporânea”
Abertura para convidados 8 de setembro de 2016 – 19h
Encerramento: 8 de janeiro de 2017
De terça-feira a domingo, das 10 às 17h, com permanência até às 18h
Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Parque Ibirapuera - Portão 10 São Paulo / SP -
(11) 3320-8900
www.museuafrobrasil.org.br

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
24/07/2017
Declaração CBE e Repatriação de bens no exterior [BR-VISA]
24/07/2017
Seminário analisará políticas para riscos cibernéticos [EY do Brasil | Demarest Associados]
24/07/2017
Receita Federal regulamenta a tributação de aporte de capital por investidor-anjo em microempresa e empresas de pequeno porte [Souza Cescon]
24/07/2017
Reforma Trabalhista – Uma Nova Jornada [Cascione, Pulino, Boulos & Santos - Sociedade de Advogados]
21/07/2017
Promulgado: vistos para estudantes dos países de língua portuguesa [BR-VISA]
21/07/2017
Miguel Setas é eleito entre os melhores CEOs do Brasil pela Revista Forbes