home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

12/09/2016

Katty Xiomara e Miguel Vieira levam moda portuguesa a Nova Iorque

Os portugueses Katty Xiomara e Miguel Vieira vão a Nova Iorque para o regresso do Portugal Fashion àquela semana da moda norte-americana.

As propostas para a próxima estação quente dos criadores portugueses Katty Xiomara e Miguel Vieira chegam na segunda e na terça-feira a Nova Iorque, no regresso do Portugal Fashion àquela semana da moda norte-americana, 15 anos depois da última participação.
O périplo internacional do Portugal Fashion – um dos maiores eventos de moda em Portugal – começa esta temporada por Nova Iorque, numa participação no ‘calendário off’ do evento (além da programação principal da New York Fashion Week).
De acordo com a informação avançada à agência Lusa pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), a entidade promotora do Portugal Fashion, a representação portuguesa é protagonizada por dois experientes designers: Katty Xiomara (que se estreou na New York Fashion Week em 2013) e Miguel Vieira (que participa pela primeira vez neste evento).
A primeira a pisar a ‘passerelle’ é Katty Xiomara, que na segunda-feira desvenda no Pier 59 Studios a coleção “Corrente das Agulhas”, com coordenados para a próxima primavera/verão inspirados nos descobrimentos marítimos portugueses.
No dia seguinte – no mesmo edifício, mas numa sala diferente – é a vez de Miguel Vieira revelar a coleção para a estação quente inspirada no filme “África Minha”, sendo “em parte safari, em parte tribal”, mas transportada para um cenário metropolitano.
“É claramente um motivo de regozijo – e também sentido de dever cumprido – regressar a um dos epicentros da moda mundial, que dita tendências e mercado com fortes potencialidades de comercialização”, afirmou à agência Lusa o presidente da ANJE, João Rafael Koehler.
Nova Iorque tinha sido das primeiras apostas internacionais do Portugal Fashion, tendo o primeiro desfile acontecido no ano 2000 e o segundo em 2011, com nomes como Ana Salazar, Anabela Baldaque, João Tomé/Francisco Pontes, Luís Buchinho, Alves/Gonçalves, Bruno Belloni, Inspiro e Maconde a representar a moda nacional nesses anos.
A reaproximação do Portugal Fashion à semana de moda de Nova Iorque começou já em fevereiro de 2015, através dos dois “braços comerciais” do Portugal Fashion, o Estratégia Global para o Mercado Global e o Next Step.
É, aliás, pela chancela do Next Step, programa de cariz comercial para apoiar a participação de jovens criadores, designers consagrados e marcas nacionais em certames de moda de referência mundial, que Katty Xiomara, Luís Buchinho, a dupla Storytailors e as marcas Pé de Chumbo e TM Collection regressam, entre 18 e 20 de setembro, a Nova Iorque para participarem na feira Edit.
Antes da edição nacional e depois da participação no ‘calendário off’ da New York Fashion Week, o evento de moda segue para Londres, Milão e Paris.

Fonte: Portugal Global



NOTÍCIAS RELACIONADAS
07/11/2017
António Costa: “Portugal é um ótimo sítio para investir”
07/11/2017
Investimento imobiliário em Portugal reforçado por mais 12 meses
07/11/2017
Há um ano foram ao Web Summit. O que é feito destas startups?
07/11/2017
Governo adota campanha “fortíssima” para atrair Agência do Medicamento
06/11/2017
É mais barato fazer faculdade em Portugal ou no Brasil?
06/11/2017
Organização da Web Summit está “convencida” a ficar em Portugal, diz Ana Lehman