home > notícias

ASSOCIADOS

18/10/2016

Missão Espacial Europeia (ExoMars) Chega a Marte com o apoio da CRITICAL Software no próximo dia 19 de outubro

ExoMars, a Missão Espacial Europeia a Marte que é suportada pela tecnologia da CRITICAL Software, vai entrar na órbita do Planeta Vermelho, sobre o qual irá pousar a sonda Schiaparelli, já no próximo dia 19 de outubro.

CRITICAL Software foi escolhida pelo seu elevado know-how e pelo seu vasto leque de competências tecnológicas comprovadas na área da indústria espacial, para assegurar o bom funcionamento dos sistemas de bordo e dos equipamentos da missão espacial europeia ExoMars, que inaugura uma nova era de exploração e procura de sinais de vida e habitabilidade em Marte.

Recorde-se que a participação da CRITICAL Software nesta missão teve início em 2013, e desde então a tecnológica portuguesa trabalhou em estreita parceria com a ESA e a Thales Alenia Space na implementação dos sistemas de controlo a bordo do satélite, e na garantia de que estes funcionam sem falhas em quaisquer circunstâncias ao longo dos 5 anos que dura a Missão.

A CRITICAL Software, empresa especializada no fornecimento de soluções de software para o suporte de sistemas de informação críticos e cuja génese está profundamente ligada ao setor espacial, contribuiu com a sua tecnologia e know how para o sucesso da Missão Espacial Europeia a Marte - ExoMars, que irá entrar na órbita e pousar na superfície do Planeta Vermelho já no próximo dia 19 de outubro.

A tecnológica nacional tem a seu cargo a responsabilidade de desenvolver e validar o software que controla a missão europeia a Marte– ExoMars, garantindo que não existem quaisquer falhas, e que todos os componentes dos vários fabricantes estão instalados e funcionam de acordo com os requisitos necessários ao sucesso desta Missão. A entrada na órbita de Marte permitirá à sonda Schiaparelli pousar na sua superfície com o objetivo de recolher amostras do solo, de forma a averiguar a possibilidade do planeta ser habitado. Esta é uma contribuição fundamental para a inauguração de uma nova fase na era da descoberta do espaço.

Fonte: Portugal Global



NOTÍCIAS RELACIONADAS
07/11/2017
Comissário Carlos Moedas antecipa uma "revolução" na indústria de pagamentos bancários [Roland Berger]
07/11/2017
Lucro da EDP aumenta 86% para 1.147 milhões nos primeiros nove meses do ano [EDP]
07/11/2017
EDP Espírito Santo promoveu oficina de grafite e rimas em Guarapari [EDP]
07/11/2017
Franco | Advogados anuncia expansão no atendimento Penal [Franco Advogados]
06/11/2017
Instituto Tomie Ohtake apresenta exposição com as obras dos vencedores EDP nas artes [EDP]
06/11/2017
Medida Provisória nº 806/17: Instituição de Tributação de Fundos de Investimento Fechados e Alterações na Sistemática de Tributação de Outros Fundos [CPBS]