home > notícias

ASSOCIADOS

24/10/2016

Médica orienta estudantes da Piaget sobre prevenção ao câncer de mama

Palestrante pediu ao público estudantil que repasse as informações às suas famílias, em especial mães, irmãs, tias, entre outras, como forma de disseminar informações sobre prevenção à doença que causa alto índice de mortalidade, mas pode ter cura se detectada precocemente

Estudantes da Faculdade Piaget aprenderam um pouco mais sobre sintomas e formas de prevenção do câncer de mama em palestra, nessa semana, com a médica Marli Yamamoto, em atividade em alusão ao Outubro Rosa, organizada pelo Lions Club de Suzano, entidade parceira da instituição em ações de cunho social.

Durante quase duas horas, a palestrante relatou um pouco sobre a história do Outubro Rosa, como é feito o diagnóstico do câncer de mama, como as jovens universitárias – e as mulheres de suas famílias – podem se prevenir e formas de tratamento. Marli, que é ginecologista, lembrou que mais casos têm sido detectados, principalmente, pelo fato das mulheres estarem mais atentas aos sinais do corpo, além da preocupação com a prevenção.

Mali ressaltou que é preciso manter a atenção porque o câncer de mama é silencioso: “Ao contrário do que a maioria pensa, não dói no começo. Por isso, é importante o autoexame de mamas e, ao menor sinal, procurar orientação médica para uma investigação com exames. A dor só é sentida quando o estágio da doença está muito avançado”, explicou. Ela reforçou a importância dos exames regulares, conforme a idade, porque, quanto mais precoce a descoberta, maiores as chances de tratamento, recuperação e cura. Em geral, a mamografia, para mulheres com 40 anos ou mais, deve ser feita uma vez por ano.

A médica pediu ao público estudantil, em sua maioria mulheres, que repasse as informações às suas famílias, em especial mães, irmãs, tias, entre outras. Aos rapazes na plateia, lembrou que os homens têm de se cuidar com a prevenção ao câncer de próstata – tema da campanha Novembro Azul, no próximo mês – e que eles também são suscetíveis ao câncer de mama, embora com menor incidência.

A Faculdade Piaget apoia o Outubro Rosa desde que se instalou em Suzano. Sempre no mês da campanha, e seguindo movimento mundial, adota o tom rosa em sua iluminação como forma de despertar a atenção da sociedade para esta importante causa. Palestras e atividades com os alunos são desenvolvidas paralelamente no mês.

Fonte: Assessoria

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS
27/06/2017
Cibercrime é um negócio que até tem assistência pós-venda [EY]
27/06/2017
EDP Espírito Santo e Governo do Estado anunciam projetos de Eficiência Energética em prédios públicos
27/06/2017
TAP promete "campanha forte" contra a "utilização irresponsável” de drones
27/06/2017
A regulamentação irá dar oportunidade para que os investimentos aconteçam [Tivoli Mofarrej]
26/06/2017
EDP anuncia investimento de R$ 300 milhões em 2017
26/06/2017
Chega ao Brasil a exposição do museu mais antigo de Portugal [EDP]