home > notícias

MUNDO

24/10/2016

Cinema luso em dose tripla: Consulado Geral de Portugal em São Paulo exibe três filmes premiados em sessões GRATUITAS

No mês da Mostra Internacional de Cinema, Cine Lusco Fusco exibirá, no próximo sábado, três curtas do diretor português João Salaviza

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo continua a programação do Cine Lusco Fusco, ciclo de cinema com exibição mensal de um filme português, totalmente gratuito e aberto ao público. A próxima sessão será no sábado, dia 29 de outubro, às 16h.

A sessão é dedicada ao jovem e premiado diretor João Salaviza e inclui três curtas-metragens de ficção: Arena(Palma de Ouro no festival de Cannes 2009 e prêmio melhor curta-metragem portuguesa no IndieLisboa'09), Cerro Negro (prémio melhor realizador português no IndieLisboa'12) e Rafa (Urso de Ouro no Festival de Berlim 2012).

O aprisionamento, as relações familiares e o pertencimento são elementos centrais nos filmes desta trilogia, revelando que o conceito de prisão se demonstra para o diretor como a "força institucional" que está sempre em relação com o indivíduo.

Com esta iniciativa, o Consulado pretende aproximar o público paulista e brasileiro da produção cinematográfica portuguesa contemporânea.

Sobre os filmes:

Arena (2009)

O primeiro filme profissional de Salaviza é centrado em Mauro, um rapaz que cumpre prisão domiciliar e que enfrenta o dilema de ter que transgredir a lei para acertar contas com um grupo de meninos que o assaltaram. A narrativa evoca a reflexão sobre o lugar da violência e hostilidade, e a possibilidade de mudança.


Cerro Negro (2012)

A narrativa está centrada num casal de emigrantes brasileiros em Lisboa: Anajara e Alisson protagonizam duas solidões, ao mesmo tempo que lutam contra uma separação forçada. O filme adota a estrutura de um díptico, revelando duas partes de uma história comum, e estabelecendo uma relação entre dois espaços, o doméstico e o da prisão.

 

Rafa (2012)

"Rafa", um rapaz que vive em Almada, descobre que a mãe foi detida pela Polícia e segue até o centro de Lisboa para visitá-la e esperar pela sua libertação. O filme trata sobre o crescimento num só dia, centrada numa criança-adolescente que é forçada a assumir responsabilidades familiares.

SERVIÇO

Cine Lusco Fusco - Arena, Cerro Negro e Rafa (Entrada: Gratuita)
Quando:
 29 de outubro, sábado, às 16h
Onde: Consulado Geral de Portugal em São Paulo – Rua Canadá, 324 – Jardim América – São Paulo/SP

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
25/05/2018
Gilberto Gil, Carlos do Carmo e Carminho dão concertos grátis nas Festas de Lisboa
22/05/2018
Coprodução Brasil-Portugal com temática indígena é premiada em Cannes
22/05/2018
Vinhos de Portugal terá recorde de produtores
22/05/2018
Ministro da Cultura felicita representantes do cinema português no Festival de Cannes
21/05/2018
Português Bordalo II entrega escultura à cidade de São Paulo
18/05/2018
Ao terceiro ano, “Junho, Mês de Portugal” inova e traz ‘workshop’ de cinema por Catarina Mourão