home > notícias

MUNDO

03/11/2016

Adriana Calcanhotto irá dar aulas na Universidade de Coimbra

A cantora brasileira Adriana Calcanhotto vai, durante o primeiro semestre do próximo ano, ser professora convidada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC), anunciou hoje a instituição.

Entre fevereiro e junho de 2017, Adriana Calcanhotto vai escrever um livro para crianças sobre a UC e "desenvolver um plano de atividades intenso" na Faculdade de Letras.

Entre essas atividades estão "aulas abertas em articulação com as áreas de Português e de Estudos Artísticos, ateliês sobre escrita e produção artística, palestras e exposições", avança a UC.

A cantora e compositora brasileira estará em Coimbra a convite da reitoria e do Instituto de Estudos Brasileiros da Faculdade de Letras da UC.

O coordenador do Instituto de Estudos Brasileiros, Osvaldo Manuel Silvestre, destacou o "perfil raro" de Adriana Calcanhotto, que "tanto devora o legado de Caetano Veloso como a poesia de Mário de Sá-Carneiro ou a prática performativa de Hélio Oiticica, sem esquecer o vasto acervo da música popular brasileira, de Dorival Caymmi à bossa nova e a Roberto Carlos".

Na sua opinião, "faz, pois, todo o sentido que Adriana seja, por um semestre, professora convidada" na faculdade, para que todos possam aprender com ela.

"É com entusiasmo que receberemos Adriana Calcanhoto como professora convidada", afirmou o diretor da Faculdade de Letras, José Pedro Paiva.

Para o responsável, "o prestígio do seu percurso artístico e a sua densa dimensão humana, cultural e cívica, facetas que motivaram o convite, contribuirão para ajudar a faculdade a revivificar os Estudos Brasileiros e permitirão robustecer a formação" que é proporcionada aos estudantes, sobretudo aos que frequentam a área de Estudos Artísticos.

"A troca de experiências que esta estadia vai oferecer enriquecerá o corpo docente que tem mais convívio com os campos de saber que Adriana Calcanhoto percorre e também contribuirá para marcar a produção artístico-cultural futura desta magistral cantautora brasileira", frisou.

Desde o primeiro álbum de Adriana Calcanhotto, lançado em 1990, "a sua obra tem refletido vários géneros da música popular brasileira, assim como a própria poesia modernista de Portugal e do Brasil ou a poesia concreta", refere a UC.

"Desde 2004, Adriana tem sido também Adriana Partimpim, um bem sucedido projeto musical para crianças que tem já três discos editados, um deles premiado com um Emmy Latino", acrescenta.

O reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva, anunciou em dezembro de 2015 que a cantora e compositora brasileira Adriana Calcanhotto será embaixadora da Universidade de Coimbra.

Fonte: Noticia ao Minuto



NOTÍCIAS RELACIONADAS
18/08/2017
Descobrir o Brasil em Portugal (ou de como a primeira vez nunca se esquece)
18/08/2017
Descobrir Portugal, trilho a trilho
18/08/2017
Quatro filmes de produção e co-produção portuguesa no Festival de Cinema de Toronto
18/08/2017
Portugal não é branco, nem em primeiro lugar dos brancos"
17/08/2017
Portugal vai candidatar-se à organização do europeu de Maratona BTT
15/08/2017
Portugal vai levar 13 atletas aos mundiais