home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

03/11/2016

Empresários portugueses buscam negócios em São Paulo

O Brasil é o terceiro mercado emissor de turistas para a região Norte de Portugal. Empresários do Douro estiveram em São Paulo na semana passada a apresentar o potencial da região.

Mais de 120 empresários do turismo e da gastronomia, além de jornalistas, blogueiros e outros participantes reuniram-se, na última quinta-feira (20), na Casa de Portugal com empresários portugueses, para conhecer mais sobre a região portuguesa do Douro.

O evento "O Douro à Volta do Mundo" foi promovido pela AETUR (Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes) em parceria com a Casa de Portugal. O Brasil é o terceiro mercado emissor de turistas para a região Norte de Portugal.

Segundo a AETUR, o turismo na região cresceu nas férias de julho/agosto deste ano 33,1% em relação ao mesmo período do ano passado. O Vale do Douro concentra, como poucas regiões no mundo, uma infinidade de oportunidades para o turista, como o Turismo Religioso, Cultural, Gastronômico.

Estiveram presentes representantes de várias agências de turismo, importadores de bebidas e alimentos. De Portugal vieram representantes da AETUR, do Museu do Douro e de agências de viagem.

A região do Douro localiza-se no interior norte de Portugal, compreendendo 19 municípios dispostos nas duas margens do rio Douro. É uma região histórica, com monumentais igrejas, aldeias antigas, castelos e muralhas, palácios e solares, boa comida e bons vinhos, sendo reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

A região é portadora de uma longa história de produção de vinhos, que veio a internacionalizar-se, nos finais do século 17 e início do século 18, com o tratado de Methuen (acordo entre Portugal e Inglaterra), iniciando-se a partir daí a construção da identidade vinícola como conhecemos hoje.

Em dezembro de 2001, a Unesco classificou o Alto Douro Vinhateiro como Patrimônio da Humanidade, premiando a região vinícola demarcada mais antiga do mundo – a demarcação foi feita pelo Marquês de Pombal em 1756.

A AETUR possui 15 anos de existência e com uma vasta experiência em projetos centralizados na temática e na região do Douro. Possui 160 empresários associados. 

Fundada em 1935, a Casa de Portugal é uma instituição representativa da comunidade luso-brasileira em São Paulo, cujo objetivo é estreitar os laços históricos, culturais, comerciais e econômicos existentes entre Brasil e Portugal. Tem entre seus principais valores a divulgação das tradições herdadas dos portugueses, além de prestar serviços de cunho assistencial e social à comunidade luso-brasileira de São Paulo.

Fonte: Portugal Digital



NOTÍCIAS RELACIONADAS
17/08/2017
Marcelo promulga alargamento dos "vistos gold" mas alerta para "risco"
17/08/2017
Lisboa regista maior crescimento de rendas de comércio de rua na Europa
17/08/2017
“O Brasil é o principal destino da pera rocha portuguesa”
17/08/2017
Portugal com 37 fusões e aquisições em julho. Somam-se 12 mil milhões de euros este ano
15/08/2017
Turismo brasileiro em Portugal cresceu 55% no primeiro semestre
14/08/2017
A balança migratória em Portugal, por Daniel Bastos