home > notícias

MUNDO

11/11/2016

Alunos da rede pública de cinco cidades brasileiras vão à Europa

Projeto ‘Era uma vez... Brasil’ promove intercâmbio de cem estudantes em Portugal.

Vivenciar um intercâmbio cultural de dez dias em Lisboa - Portugal, percorrendo os caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil. Esta é a oportunidade dada a cem dos mais de dez mil alunos, que desembarcam nesta terça (8),em Portugal, participantes do ‘Era uma Vez... Brasil’. Este é um projeto de arte-educação voltado para adolescentes do oitavo ano da rede pública municipal de ensino de cinco cidades: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Novo Horizonte (SP), Salvador (BA) e Belo Jardim (PE).

Os alunos estão sendo acompanhados por 5 professores das escolas envolvidas no projeto, além de 7 representantes dos parceiros e 10 da produtora responsável – Origem Produções. O corpo docente foi capacitado para propor a pesquisa sobre história e cultura do Brasil, além de estimular a leitura e o conhecimento mais aprofundado sobre capoeira, teatro, música, história em quadrinhos (HQ) e audiovisual.

Criado pela Origem Produções, o projeto contempla reflexos atuais na história contemporânea. “Pretendemos despertar o lado crítico desses adolescentes para que entendam a sua própria história e passem a ver o seu país sob outra perspectiva. Como Marc Bloch diz ‘a incompreensão do presente nasce fatalmente da ignorância do passado’ e é exatamente isso que o projeto visa mudar”, exalta Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções.

O “Era uma vez Brasil “, baseado no livro homônimo do escritor Laurentino Gomes, foi patrocinado pela Baterias Moura. Em Belo Jardim, cidade do Agreste pernambucano que sedia a matriz da empresa, o Projeto está contemplando 20 estudantes e é realizado pelo Instituto Conceição Moura (ICM) com um trabalho de alto alcance social, voltado ao desenvolvimento de crianças e jovens do município, atuando em três áreas: Educação e Transformação Social, Arte e Cultura e Meio Ambiente.

“O Projeto Era uma Vez o Brasil foi incorporado à programação do Instituto por estar alinhado ao seu propósito maior e ao seu objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública no município”, explica Brenda Braga, coordenadora executiva do Instituto Conceição Moura.

INTERCÂMBIO

Serão dez dias em Lisboa - Portugal, vivenciando experiências e refazendo os caminhos que a família real e a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808. Além das visitas, o grupo de cem adolescentes irá apresentar o curta metragem produzido na segunda etapa do projeto e divulgar o livro de HQs junto às escolas e locais visitados. O intercâmbio terá a participação do escritor Laurentino Gomes, que acompanhará os intercambistas na viagem comentando sobre locais e fatos históricos narrados no livro.

O ‘Era uma Vez... Brasil’ dá continuidade a um projeto anterior da mesma produtora, intitulado Era Uma Vez Europa, realizado nos anos de 2011 e 2014 nas cidades de Novo Horizonte e Guarujá, em São Paulo. Em 2016, o projeto tem patrocínio de Bateria Moura, Usina São José da Estiva e Estácio, apoio cultural da CVC, além de apoio do Ministério da Cultura e da Associação Comercial da Bahia (ACB). Com realização da Origem Produções, o programa conta ainda com parcerias da Prefeitura Municipal de Salvador, por meio das Secretarias de Educação e de Cultura, Fundação Gregório de Matos, Embaixada de Portugal no Brasil, Consulado Geral de Portugal em Salvador, Gabinete Português de Leitura, Instituto Camões e Cátedra Fidelino de Figueiredo.

Grupo Moura e Instituto Conceição Moura (ICM)

Com 59 anos e uma capacidade de produção superior a 7 milhões de baterias por ano, atualmente o Grupo Moura possui seis plantas industriais, dois centros técnicos e logísticos avançados e mais de setenta centros de distribuição comercial no Brasil, na Argentina e no Uruguai, além de distribuidores parceiros no Paraguai, atendendo assim todo o Mercosul. Atualmente, é uma das maiores fornecedoras de baterias para a frota de veículos em circulação na América do Sul, conquistando prêmios internacionais de qualidade das montadoras Fiat, Ford, GM, Mercedes-Benz e Volkswagen.

O Instituto Conceição Moura (ICM) é uma organização privada, sem fins lucrativos, idealizada e mantida pelo Grupo Moura, que desenvolve projetos sociais nas áreas de educação e transformação social, meio ambiente e arte e cultura, incentivando o engajamento de crianças, jovens e adultos com vistas ao desenvolvimento de seu potencial e atuação como agentes de transformação social. Esses projetos são realizados em parceria com o poder púbico e organizações privadas que atuam em prol da educação e de mudanças sociais que melhorem a qualidade de vida da população.

Fonte: SEGS



NOTÍCIAS RELACIONADAS
24/05/2017
Os 10 destinos mais procurados este verão em Portugal
24/05/2017
Vinhos de Portugal conquistam medalhas no "Concours Mondial de Bruxelles 2017"
22/05/2017
Madonna procura escola para os filhos em Portugal
22/05/2017
Portugal já conquistou oito medalhas na Taça do Mundo
19/05/2017
Após canonização dos pastorinhos, Papa comprometeu-se a repetir a “mensagem de paz” de Fátima
19/05/2017
Artistas de Portugal e do Brasil na Bienal de Lyon dedicada à modernidade