home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

14/11/2016

Assinatura do Memorando de Entendimento Brasil-Portugal para Ações Conjuntas em Terceiros Países

O Diretor da Agência Brasileira de Cooperação, João Almino, e o Vice-Presidente do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, Gonçalo Teles Gomes, assinaram na última terça-feira (01/11) no Palácio do Planalto, Memorando de Entendimento em matéria de cooperação técnica em benefício de terceiros países, por ocasião da Sessão Solene de Encerramento da "XI Conferência de Chefes de Estado e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa".

O instrumento prevê o estabelecimento de um mecanismo de coordenação de nível estratégico para discutir os programas e/ou projetos conjuntos, bem como a criação de um Comitê Executivo que dará seguimento às ações do Memorando, desde a adaptação de instrumentos e modalidades de execução à definição de critérios de avaliação.

As ações conjuntas de cooperação técnica se darão, a priori, em benefício de países lusófonos africanos e Timor Leste, nos temas de defesa e promoção dos direitos humanos, de fortalecimento das instituições democráticas e de apoio ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Na ocasião, participaram o Presidente Michel Temer e o Ministro das Relações Exteriores, José Serra, entre outras autoridades governamentais.

Fonte: Agência Brasileira de Cooperação

 

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS
24/04/2018
Vitalidade do sistema político tem sido preocupação do Presidente da República
24/04/2018
PSI20 sobe 0,30% em linha com ganhos das bolsas europeias
24/04/2018
Governo quer “com urgência” aumentar a oferta no arrendamento e desafia proprietários
20/04/2018
Presidente da República quer finanças públicas saudáveis “ao serviço das pessoas”
20/04/2018
Portugal foi exemplar nas reformas que permitem crescimento atual
20/04/2018
Human Rights Watch elogia Portugal por vencer a crise sem rejeitar a democracia