home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

16/11/2016

Dezembro continua a ser o mês com mais turistas portugueses no brasil

Quando chega o inverno muitos começam a planear a última noite do ano. Em Portugal, enquanto muitos optam por ficar por perto, outros aproveitam para entrar no novo ano com um cenário diferente, especialmente se for um destino de sol e praia. Entre os destinos favoritos para esta altura, o Brasil mantém-se numa posição privilegiada, sendo que no ano passado, 15% dos portugueses que para lá viajou o fez durante o mês de dezembro.

O destino mais procurado continua a ser o Rio de Janeiro, cuja passagem de ano atraiu, em 2015 cerca de dois milhões de pessoas à praia da Zona Sul. O fogo de artifício exuberante e o samba são típicos nesta celebração.

O Rio apresenta este ano várias novidades, muitas delas fruto dos investimentos realizados no âmbito dos Jogos Olímpicos 2016. O novo AquaRio, o maior aquário da América do Sul, inaugurado este mês; a Orla Conde; e a nova Praça Mauá, com o Museu do Amanhã, são alguns dos novos atrativos que o visitante poderá descobrir. Contudo, não é apenas a cidade maravilhosa que merece destaque como destino para a passagem de ano. Outras regiões do Brasil também combinam belas praias com uma grande festa no dia 31 de dezembro.

Em Florianópolis, também conhecida como a “Ilha da Magia”, as festas e o glamour são o que mais atraem visitantes de todo o mundo nesse período. No ano passado, foi o destino que apresentou o espetáculo pirotécnico mais duradouro do país, com 22 minutos de fogo de artifício a rasgar o céu sobre a ilha. Na passagem do ano, cerca de 350 mil pessoas foram assistir ao espetáculo. Este ano, o fogo de artifício decorrerá novamente na zona da Ponte Hercílio Luz – uma das maiores pontes do mundo, com 820 metros de comprimento e considerada património histórico nacional. Para quem optar para este destino no Sul do Brasil, onde o consumo de carne é predominante, esperam-lhe os típicos churrascos, e o arroz de carreteiro – uma espécie de risotto à base de carne e couves.

Na região Nordeste, o Réveillon da Fortaleza é o mais procurado do Ceará, nomeadamente na Praia de Iracema, que conta sempre com uma programação de música, dança e fogo de artifício, que no ano passado decorreu durante mais de 17 minutos. A segurança dos turistas foi outra das prioridades da festa, tendo sido alocados mais de 1500 agentes e 527 guardas. A rede de autocarros foi também reforçada no período, com mais 110 veículos. Este ano, além da programação gratuita realizada pela Câmara de Fortaleza, vão existir festas realizadas por produtores independentes. Ivete Sangalo já está confirmada para garantir uma passagem de ano inesquecível numa dessas festas. Em Fortaleza, o visitante poderá desfrutar ainda da gastronomia única da região, que reúne influências da cultura portuguesa, nativa e africana.

Fonte: Ambitur



NOTÍCIAS RELACIONADAS
27/06/2017
Projeto português apresentado em encontro de ministros da Justiça da CPLP
26/06/2017
Brasileiros de TI promovem evento de capacitação e networking em Portugal
26/06/2017
Portugal: o novo eldorado da classe média brasileira
23/06/2017
Integração dos portugueses no Brasil os diferenciam de todas as comunidades espalhadas pelo mundo
23/06/2017
Brasil e Portugal têm maior percentual de mulheres na produção científica
22/06/2017
Portugal é o segundo país da Europa onde mais se confia nas notícias