home > notícias

MUNDO

18/11/2016

Presidente felicita êxito de missão que coloca Portugal 'no mapa espacial'

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o “êxito” do lançamento em órbita de quatro satélites da constelação Galileo, sistema de navegação europeu, que voltam a colocar Portugal no “mapa espacial”.

O foguete Ariane 5 descolou quinta-feira da base de Kourou, na Guiana Francesa, com uma carga de quatro satélites da constelação Galileo, sistema de navegação europeu, que pode ser usado em conjunto com o sistema norte-americano GPS.

O lançamento do foguete foi monitorizado a partir da estação de controlo na ilha de Santa Maria, nos Açores, com a supervisão da Edisoft — Empresa de Serviços e Desenvolvimento de Software.

“O lançamento foi efetuado com êxito em Kourou, na Guiana Francesa. Esta empresa tecnológica nas áreas da Defesa e Aeroespacial e o arquipélago dos Açores estão de parabéns porque Portugal afirma o seu papel como centro geoestratégico espacial e porque o referido foguetão leva a bordo tecnologia nacional”, sublinha o Presidente, numa mensagem na página oficial da Presidência na Internet.

Na mensagem, Marcelo Rebelo de Sousa lembra que o “‘software’ português RTEMS já está em órbita em 11 satélites da rede Galileo”.

“Somando estes quatro, totaliza 15 (o número de) satélites com incorporação de tecnologia desenvolvida em Portugal e por talentos portugueses, o que é motivo de orgulho”, salienta o chefe de Estado.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, nada se faz sem “ambição, foco, competência, inovação, paixão e trabalho de equipa”.

“Por isso, temos motivos para celebrar este êxito, ao ser colocado, de novo, Portugal no ‘mapa espacial'”, conclui na mensagem.

Depois dos seis satélites colocados em 2015, este ano já foram enviados para órbitra outras duas unidade de Galileo, mas com um foguete de conceção russa Soyuz.

Fonte: Mundo Lusiada



NOTÍCIAS RELACIONADAS
24/03/2017
Praias de Portugal distinguidas
24/03/2017
Publituris Portugal Trade Awards
24/03/2017
Cooperativa de Lisboa salva do lixo 500 toneladas de fruta e hortaliças em 3 anos
24/03/2017
Fórum Econômico Mundial nomeia português como jovem líder global
24/03/2017
Brasil Junino leva artistas e grupos brasileiros para a Europa
24/03/2017
Portugal pode ser nova a sede da Agência Europeia do Medicamento