home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

22/11/2016

Portugal apoia acordo entre Mercosul e União Europeia, diz ministro

O ministro português da Economia, Manuel Caldeira Cabral, disse essa semana, num encontro com empresários em São Paulo, que um possível acordo da União Europeia (UE) com o Mercosul mostraria que, apesar da saída do Reino Unido, o bloco europeu continua aberta ao mundo. As informações são da Agência Lusa

“A União Europeia agora tem que decidir se será apenas mais um bloco fechado ou se estará aberta para o mundo”, disse Caldeira Cabral. Em entrevista à Lusa, ele lembrou que Portugal já assumiu publicamente o seu apoio à finalização e aprovação do acordo discutido entre os dois blocos continentais há mais de dez anos.

“Este acordo com o Mercosul seria um sinal importante que a União Europeia, daria ao mundo para mostrar que continua a apostar na abertura do comércio. Que continua a ser uma região promotora de um mundo mais aberto”, afirmou Caldeira Cabral.

Sobre o processo de saída do Reino Unido da UE, que paralisou a negociação do bloco com o Mercosul, ele disse que as dificuldades trazidas pelo ‘Brexit’ não devem paralisar as ambições dos países europeus.

“O fato de haver negociações com o Reino Unido, que são um aspecto muito importante para a União Europeia, não deve impedir, pelo contrário, deve fomentar que se acelerem as negociações com o Mercosul. Devemos mostrar que a UE não está apenas a olhar para suas potenciais perdas, mas está a olhar para os ganhos que podem vir no futuro”, concluiu o ministro.

Fonte: Mundo Lusiadas



NOTÍCIAS RELACIONADAS
19/01/2018
Estrangeiros que compram casa em Portugal não tiram mercado a compradores nacionais
17/01/2018
Ministro da Economia incentiva empresários espanhóis a investir em Portugal
16/01/2018
Portugal com maior representação de sempre na feira internacional de turismo de Madrid
16/01/2018
Depois do Vale, empresa de inovação brasileira chega a Portugal
16/01/2018
Vila Galé investe 80 ME na abertura de 4 hotéis em Portugal e um no Brasil até 2019
15/01/2018
Loja física engaja mais do que e-commerce