home > notícias

ASSOCIADOS

22/11/2016

EDP: 'Heróis em Ação' transforma escolas no município de Suzano

Parte do Projeto Brincando com Pipas, iniciativa engaja alunos da rede pública municipal em  ações de melhorias nas escolas e comunidade

Durante todo o mês de novembro, alunos de dez escolas da rede pública municipal de Suzano transformam-se em verdadeiros agentes de mudança social. Eles participam do Heróis em Ação, um desafio do projeto Brincando com Pipas que, por meio de um jogo colaborativo, promove mudanças entre os participantes e o seu jeito de ver, entender e intervir nos espaços públicos que os cercam, seja na escola ou no bairro.

O Brincando com Pipas é patrocinado pela EDP Brasil, distribuidora de energia para as regiões do Vale do Paraíba, Alto Tietê e Litoral Norte de São Paulo, e conta com o apoio do  Instituto EDP, que coordena as ações socioambientais do Grupo, em parceria com a Evoluir.

Incentivados pelo espírito de equipe e de colaboração, crianças e adolescentes listaram questões que impactavam diretamente na interação e no melhor aproveitamento dos espaços e, por meio de votação, elegeram soluções a serem implantadas nas escolas.

Em Suzano, o Heróis em Ação proporcionará mudanças que vão desde o plantio de hortas e construção de espaços de convivência, até mutirões de limpeza e campanhas de conscientização nos bairros.

“É um projeto que trata  de sustentabilidade, de uma maneira atual e moderna, envolvendo alunos, pais e professores em ações de cooperação e solidariedade. Na prática, eles são os verdadeiros agentes de transformação”, diz Luis Carlos Gouveia, diretor do Instituto EDP.

Heróis em Ação

Esta etapa do Brincando com Pipas desenvolveu-se de agosto a novembro, e consistiu na capacitação interdisciplinar dos docentes, duas vezes por mês, com o  objetivo de  melhor  auxiliar os  estudantes no desenvolvimento de habilidades como autonomia e trabalho em equipe, contribuindo para o aprendizado em sala de aula.

Paralelamente a esta formação, os professores desdobraram os conceitos aprendidos para os alunos que receberam, gratuitamente, um diário de bordo e tabuleiro para registros de atividades. Eles identificaram as necessidades das escolas e seu entorno e, agora, vão realizar as atividades práticas definidas no planejamento.

Escolas participantes e projetos de transformação

Escola

Projetos em andamento

Escola Municipal Manoel Vicente

Revitalização do pátio da escola e construção de jardins

Escola Municipal Mércia do Amaral

Reforma dos banheiros femininos e implementação de uma horta

Escola Municipal Adélia de Lima Franco

Implementação de uma Brigada de Incêndio
 

Escola Municipal Isaias Gama

Horta Comunitária e biblioteca itinerante

Escola Municipal Célia Pereira de Lima

Plantio de árvores na escola e no entorno

Escola Municipal Ângela Martins

Construção de uma biblioteca
 

Escola Municipal Odario Ferreira

Manutenção do parque e revitalização da frente da escola

Escola Municipal Ignez de Castro

Implantação de horta sustentável, banco de sementes e mudas

Escola Municipal Therezinha Muzzel

Revitalização de espaço com a instalação de horta e jardim

Escola Municipal Sônia Ostermayer

“ Minha escola, sua escola, nossa escola”
* Essa ação não contempla transformação física da unidade escolar, mas uma grande campanha de conscientização e valorização do patrimônio público em razão dos constantes atos de vandalismo que a escola tem sofrido

Brincando com Pipas

O projeto Brincando com Pipas acontece em Suzano desde 2015 e tem o objetivo de  disseminar conceitos de segurança, conscientizando crianças e adolesentes sobre os riscos e o impacto que ocorrências com pipas geram na rede de distribuição de energia elétrica.

Em Junho de 2016, a iniciativa contemplou uma série de palestras para estudantes e moradores de Suzano a respeito da importância da brincadeira segura. Além destas atividades, foi organizada a Revoada de Pipas, que elegeu a pipa mais bonita entre os alunos participantes.  O projeto contempla ainda a fase dos Heróis em Ação, uma ferramenta inovadora de educação para a  sustentabilidade. 

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
07/11/2017
Comissário Carlos Moedas antecipa uma "revolução" na indústria de pagamentos bancários [Roland Berger]
07/11/2017
Lucro da EDP aumenta 86% para 1.147 milhões nos primeiros nove meses do ano [EDP]
07/11/2017
EDP Espírito Santo promoveu oficina de grafite e rimas em Guarapari [EDP]
07/11/2017
Franco | Advogados anuncia expansão no atendimento Penal [Franco Advogados]
06/11/2017
Instituto Tomie Ohtake apresenta exposição com as obras dos vencedores EDP nas artes [EDP]
06/11/2017
Medida Provisória nº 806/17: Instituição de Tributação de Fundos de Investimento Fechados e Alterações na Sistemática de Tributação de Outros Fundos [CPBS]