home > notícias

MUNDO

24/11/2016

Conto do Brasil premiado no Concurso Lusófono da Trofa

O vencedor deste ano do Concurso Lusófono - Prémio Matilde Rosa Araújo, iniciativa promovida a nível nacional pela câmara da Trofa desde 2002 e que em 2010 estendeu a países de Língua Portuguesa, é do Brasil, indicou hoje a organização.

Em comunicado a autarquia da Trofa, distrito do Porto, revela que o conto "A Maratona dos Bichos" de Regina Boratto Cunningham, do Brasil, venceu a edição 2016 deste concurso internacional, recebendo um prémio de 2.000 euros.

Também no âmbito desta iniciativa, foram divulgados os vencedores das restantes categorias: pela Melhor Ilustração Original 2016, no valor de 1.250 euros, venceu Vanda Isabel Heliodoro Romão, de Lisboa, enquanto o Prémio Lusofonia 2016, no valor de 750 euros, foi para o Conto "O sapo Edgar, o melro poeta e a mosca Zézé" da autoria de Sofia Tavares Rodrigues Alves de Fraga, de Loures.

As Menções Honrosas 2016 - Prémio Matilde Rosa Araújo foram atribuídas ao conto "O sol e o solzinho", de Celso Celestino Cossa, de Moçambique, ao conto "O barco, barquito", de Marco Paulo de Almeida Luís, de Angola, bem como ao conto "Onde para a magia", de Sandra Meira da Cunha, da Guiné-Bissau.

"O facto de existir um concurso desta natureza na Trofa, que começou em 2002 como concurso nacional, e se estendeu já em 2010, a todos os países de língua portuguesa, que já recebeu milhares de contos a concurso e, que já publicou e notabilizou vários autores é um orgulho para o Concelho e para Portugal", refere o vereador da Cultura da câmara da Trofa, Renato Pinto Ribeiro

O Concurso Lusófono da Trofa abrange todos os países de língua oficial portuguesa, tratando-se de uma iniciativa que conta com o apoio do Instituto Camões.

Aquando do lançamento da edição deste ano a câmara da Trofa apontou como objetivo "defender e consolidar a língua portuguesa como expressão universal da nossa cultura e motivar a produção literária".

Portugal, Angola, Brasil, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Timor são os países abrangidos pelo "concurso literário internacional que aposta na promoção e salvaguarda da literatura infantojuvenil e da cultura lusófona", referia a nota camarária.

Fonte: Noticias ao Minuto



NOTÍCIAS RELACIONADAS
07/11/2017
Reynaldo Gianecchini percorre Portugal com peça de teatro
07/11/2017
Universidade do Porto condecorada pela Marinha do Brasil
07/11/2017
Bonecos de Estremoz podem ser Património da Humanidade em dezembro
06/11/2017
São Martinho, a mais antiga feira de cavalos de Portugal
06/11/2017
Portugal vai promover-se como destino para andar de bicicleta ou a pé
06/11/2017
70 mil km para descobrir a Mina Lusitana