home > notícias

ASSOCIADOS

28/11/2016

IES: Jovens europeus ensinam no Porto como se pode ser empreendor

Jovens portugueses, búlgaros, espanhóis e italianos entre os 17 e os 20 anos vão testemunhar na próxima segunda e terça-feira, no Porto, perante 250 homólogos como é ser empreendedor e arranjar emprego apenas com o ensino profissional ou secundário.

Um ano de formação na área do empreendedorismo, `boot-campings` (grupos de trabalho) e a elaboração do um `tool kit`, (plataforma que conceitos orientadores para o empreendedorismo), são algumas das iniciativas realizadas por 45 jovens europeus no âmbito do projeto `Empowering youth potential` (EYP) e que nos próximos dois dias servem de mote para a conferência "Jovens Embaixadores do Sucesso".

O evento "Jovens Embaixadores do Sucesso", organizado pela Fundação da Juventude, em parceria com a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEUP), tem o objetivo de "estimular os jovens para a cultura empreendedora na perspetiva da empregabilidade", explicou à Lusa Ricardo Carvalho, presidente executivo da Fundação da Juventude.

Através de testemunhos de jovens com menos oportunidades, jovens desempregados, recém-diplomados, estudantes, que participaram no projeto no âmbito do Erasmus +, a Fundação da Juventude pretende demonstrar que qualquer jovem tem capacidades para o empreendedorismo.

"Todos os jovens devem ser empreendedores, mas nem todos têm de ser empresários", justifica Ricardo Carvalho, explicando que o projeto visa também dar aos participantes orientações ao nível das competências pessoais.

A "liderança", "autoconfiança" e o "espírito de resiliência" são algumas da orientações pessoais que se espera que os 250 jovens entendam para conseguirem mais facilmente desenvolver uma ideia de negócio" e voltem a estar "ativos na sociedade" e sintam o "estímulo da inclusão", refere Ricardo Carvalho

"Como se pode desenvolver um negócio", "compilar informação", "o que é uma incubadora" ou um `co-working` são algumas informações que os jovens vão também transmitir aos seus pares na conferência "Jovens Embaixadores do Sucesso".

O projeto Empowering youth potential foi financiado pelo programa Erasmus +, com " 65 mil euros" e decorreu durante cerca de um ano, acrescentou Ricardo Carvalho.

Durante a conferência "Jovens Embaixadores do Sucesso" destaca-se, por exemplo, o testemunho de András Hintya, de Budapeste (Hungria) pelas 11:00 de segunda-feira, dia 28, ou a conversa com o grupo motor de Jovens EYP, as 11:30 do mesmo dia. Há ainda `workshops` sobre "Controlo Emocional", "Motivação" ou "Cria a tua própria realidade".

Para o último dia está previsto um painel pelas 09:30 intitulado "Novos métodos de Estímulo à Participação dos Jovens e Competências-Chave para a Empregabilidade", com Carlos Azevedo, diretor Académico da IES - Social Business School e a jornada termina com Francisco Maria Balsemão, presidente do Conselho de Administração da Fundação da Juventude, depois do painel `Youth and Skills` (Juventude e capacidades) - Escolhas de Futuro".

Fonte: RTP



NOTÍCIAS RELACIONADAS
22/06/2017
Aproveitamento do ágio com base no regime da Lei 9.532/97 encerra-se no fim do ano [Souza Sescon]
22/06/2017
Marketing da Sonae Sierra premiado
22/06/2017
Padaria da Esquina entre os melhores do ano no Brasil
22/06/2017
Novo presidente executivo no Haitong deverá vir da China
22/06/2017
Gigantes tecnológicas secam talentos em Portugal
20/06/2017
EDP considerada a marca portuguesa mais valiosa