home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

28/11/2016

Católica Global School of Law: sete anos entre as mais inovadoras

Lisboa tem também crescido na sua capacidade de atração de estudantes internacionais, sobretudo nas áreas da gestão e da economia

Lisboa, em 2016, tornou-se uma das cidades mais procuradas por visitantes estrangeiros. A sua gastronomia conhece um boom, a hotelaria e alojamento particular disparam, as low cost e o ambiente seguro, a diversidade de paisagens e a oferta cultural dão uma ajuda. Lisboa tem também crescido na sua capacidade de atração de estudantes internacionais, sobretudo nas áreas da gestão e da economia. Mas é especialmente notável que esta atração se registe também numa área aparentemente conservadora e ligada às tradições nacionais: o Direito.

A Católica Global School of Law tem vindo a recrutar um grupo diversificado de alunos que, podendo escolher entre a oferta disponível nas melhores escolas europeias e americanas, prefere vir para Lisboa, frequentar programas pós-graduados em língua inglesa (os LL.M. e o PhD). Para este sucesso contribui: a qualidade da oferta, ao nível das melhores universidades; um ambiente institucional centrado no aluno; um ensino cosmopolita e não paroquial; uma atenção do ensino e da investigação à evolução da realidade, por oposição à fixação numa tradição virada para o passado; uma rede de parcerias com universidades e centros de investigação de topo de todo o mundo; e, finalmente, um foco na relevância das formações para o exercício profissional numa comunidade globalizada. Claro que a montante está uma cultura de exigência no recrutamento de professores, provenientes de algumas das melhores escolas europeias e americanas e uma selecção de alunos criteriosa. E também alguma coragem dirigida a romper com práticas arreigadas e processos de decisão obsoletos. Este caminho de exigência e de pioneirismo tem as suas recompensas: A Católica Global School of Law é reconhecida pela 7ª vez consecutiva como uma das escolas de direito que oferecem programas de LL.M. mais inovadoras do mundo. É a única escola portuguesa a obter este reconhecimento. Penso, todavia, que este reconhecimento não é tão importante como aquele que resulta do mercado profissional internacional: os nossos graduados no LL.M. Law in a European and Global Context têm sido recrutados por sociedades de advogados internacionais, por empresas multinacionais, consultoras e agências europeias e organizações internacionais. Os diplomados no LL.M. International Business Law, tipicamente já com vários anos de experiência profissional, têm geralmente um boost nas organizações onde colaboram (escritórios, entidades reguladoras, instituições financeiras), ou dão o salto para outras ou para o estrangeiro. Mais do que os rankings e distinções (Financial Times, SSRN, Best Masters),vem dos recrutadores o principal reconhecimento do nosso trabalho.

Fonte: Dinheiro Vivo PT



NOTÍCIAS RELACIONADAS
24/04/2018
Vitalidade do sistema político tem sido preocupação do Presidente da República [Portugal]
24/04/2018
PSI20 sobe 0,30% em linha com ganhos das bolsas europeias [Portugal]
24/04/2018
Governo quer “com urgência” aumentar a oferta no arrendamento e desafia proprietários [Portugal]
20/04/2018
Presidente da República quer finanças públicas saudáveis “ao serviço das pessoas” [Portugal]
20/04/2018
Portugal foi exemplar nas reformas que permitem crescimento atual
20/04/2018
Human Rights Watch elogia Portugal por vencer a crise sem rejeitar a democracia