home > notícias

ASSOCIADOS

29/11/2016

EDP e Instituto Marlin Azul lançam a animação “No Caminho da Escola” em Vitória

Produzido por alunos da rede pública de ensino, curta-metragem mostra uma viagem fantástica por planetas imaginários

Já imaginou entrar no ônibus escolar e, ao invés de chegar ao colégio, começar uma viagem por outros planetas? Essa é a inspiração para o novo curta-metragem “No Caminho da Escola”, produzido por alunos da rede pública de ensino de Vitória, no Espírito Santo.

A obra é resultado do Projeto Animação, uma realização do Instituto Marlin Azul/Animazul, com apoio do Instituto EDP (IEDP), que coordena as ações socioambientais do Grupo, e patrocínio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo.

“É gratificante apoiar uma ação que leva o aprendizado de importantes técnicas audiovisuais de uma maneira divertida para as escolas. Estimular a imaginação e a criatividade das crianças é fundamental para seu desenvolvimento”, afirma Luis Carlos Gouveia, diretor do Instituto EDP.

A partir do dia 29 de novembro, terça-feira, serão realizadas exibições em unidades da rede pública municipal – EMEF Rita de Cássia Oliveira, EMEF Otto Ewald Júnior e EMEF Professor João Bandeira -  para marcar o lançamento do filme na capital capixaba. Cada escola contará com quatro sessões voltadas aos alunos, pais e familiares.

A produção do filme

A animação “No Caminho da Escola” foi desenvolvida por 90 alunos de três escolas da rede pública de ensino de Vitória, por meio de um processo de produção coletiva.

A história foi elaborada durante a primeira oficina do projeto realizada em março com os alunos da EMEF Rita de Cássia Oliveira. As crianças desenvolveram o roteiro após atividades de leitura, pesquisa e discussão de ideias.

Já na segunda oficina, promovida com os alunos da EMEF Otto Ewald Júnior, no bairro Itararé, os estudantes foram desafiados a construir as cenas da animação a partir da experimentação de técnicas como Desenho 2D, Recorte, Stop Motion e Pixilation (técnica de animar pessoas através do uso da fotografia digital).

E, na terceira oficina realizada na EMEF Professor João Bandeira, os alunos deram continuidade ao projeto, produzindo as cenas do curta-metragem.

O resultado é um filme com duração de 10 minutos que mostra as descobertas de uma garota que ao entrar no ônibus da escola começa uma viagem por outros planetas. Em um deles, os livros e os bichos desapareceram, dando lugar às máquinas. Em outro, as frutas e os legumes foram substituídos por chocolates e salgadinhos.

A parceria IEDP e Instituto Marlin

Desde 2013, o Projeto Animação conta com o patrocínio da Distribuidora da EDP que atua no Espírito Santo e apoio do Instituto EDP. Na primeira edição, a parceria resultou na realização do curta-metragem “O Maestro do Tempo”, uma homenagem a Heitor Villa-Lobos. O filme envolveu a participação de estudantes do ensino fundamental da EMEF São Vicente de Paulo, EMEF Eliane Rodrigues dos Santos e EMEF Neusa Nunes Gonçalves. Após o lançamento, a obra foi selecionada por onze festivais e mostras de animação, recebendo o prêmio de Melhor Animação da Mostra Infanto-juvenil da 18º edição do Florianópolis Audiovisual Mercosul e recebeu Menção Honrosa na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens da 13ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

Nos últimos três anos, a parceria resultou na produção de outros filmes: “Dinossauro Rex” (2014); “Nada, Nadador” (2015); “O Bruxo do Cosme Velho” (2015) e “A Árvore de Humberto” (2016). Um exemplo da inventividade e qualidade da produção resultantes da parceria pode ser visto no youtube.com/institutoedp. Basta colocar na busca: Instituto EDP - Vinheta do Gato. 

Depois do lançamento, em cada edição, as obras seguem um roteiro de mostras e festivais locais e nacionais, multiplicando o acesso aos conteúdos por públicos de diferentes idades. Os filmes também são distribuídos gratuitamente para bibliotecas públicas, cinematecas, cineclubes e pontos de cultura.

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
29/06/2017
TAP investe 100 milhões de euros na renovação de aeronaves
29/06/2017
Haitong antecipa crescimento de 5% dos lucros da Jerónimo Martins para 180 milhões
28/06/2017
A afaplan em Angola
28/06/2017
Corte americana libera Decreto Anti-imigração de Trump [BR-Visa]
27/06/2017
Cibercrime é um negócio que até tem assistência pós-venda [EY]
27/06/2017
EDP Espírito Santo e Governo do Estado anunciam projetos de Eficiência Energética em prédios públicos