home > notícias

MUNDO

01/12/2016

Funchal galardoado com prémio de Cidade Acessível da Comissão Europeia

A Praia Formosa continua a ser a única praia do país com acesso ao mar para deficientes motores e visuais.

O Funchal foi um dos seis municípios hoje galardoados com o Prémio Cidade Acessível pela Comissão Europeia, sendo a única localidade portuguesa a receber a distinção.

Segundo a organização, este prémio, que está integrado na Estratégia Europeia para a Deficiência, distingue “a cidade que tem conseguido melhorar de forma visível e sustentável a acessibilidade em aspetos essenciais da vida urbana e que tem planos concretos de continuar a melhorar”.

O seu objetivo, acrescenta, é “reconhecer e inspirar outras cidades, promovendo boas práticas entre as localidades europeias”, existindo este ano 43 candidatas.

A Comissão Europeia decidiu premiar a cidade inglesa de Chester, Roterdão (Holanda), Jurmala (Letónia), Skelleftea (Suécia), Alessandria (Itália) e Funchal (Portugal), por terem melhorado as acessibilidades para idosos e cidadãos com deficiência.

No caso do Funchal, foi reconhecido o compromisso da cidade na “continuação da acessibilidade num contexto geográfico difícil”.

Consideraram que “esta cidade insular, apesar do pesado terreno vulcânico, assegurou que todas as praias, locais turísticos, táxis, hotéis e espaços públicos sejam acessíveis, para que os moradores e visitantes com deficiência tenham as mesmas oportunidades que os outros para desfrutar as suas férias”.

“Este reconhecimento da Comissão Europeia é uma honra tremenda para o Funchal e para tudo o que temos feito em termos de acessibilidade e inclusão nos últimos três anos”, disse o presidente da Câmara do Funchal à agência Lusa.


Fonte: http://www.revistaport.com/funchal-galardoado-com-premio-de-cidade-acessivel-da-comissao-europeia/



NOTÍCIAS RELACIONADAS
07/11/2017
Reynaldo Gianecchini percorre Portugal com peça de teatro
07/11/2017
Universidade do Porto condecorada pela Marinha do Brasil
07/11/2017
Bonecos de Estremoz podem ser Património da Humanidade em dezembro
06/11/2017
São Martinho, a mais antiga feira de cavalos de Portugal
06/11/2017
Portugal vai promover-se como destino para andar de bicicleta ou a pé
06/11/2017
70 mil km para descobrir a Mina Lusitana