home > notícias

ASSOCIADOS

05/12/2016

EDP Open Innovation: Prémio de de 50 mil euros para projeto de inovação eólica

Em breve, a energia eólica vai tornar-se mais produtiva e eficiente graças a uma solução desenvolvida pela Delfos, uma start-up brasileira que monitoriza as turbinas em tempo real.

A jovem empresa venceu o prémio EDP Open Innovation 2016 recebendo, no dia 2 de novembro, 50 mil euros para alavancar a sua solução.

Sendo a energia eólica uma das mais importantes fontes de energia renovável, entre os 15 finalistas que defenderam os seus projetos, foi a solução da Delfos que conquistou o júri, por representar um importante avanço no sentido de aumentar a produtividade e o ciclo de vida das turbinas eólicas, sem aumentar os custos de operação e manutenção.

No pódio deste desafio juntam-se mais duas start-ups: a Glartek (http://glartek.com/), que criou uma solução digital que junta a Internet das Coisas (IoT, sigla em inglês) à Realidade Aumentada para melhorar a monitorização das máquinas industriais, e a Sunshine.Rocks (http://www.sunshine.rocks/), que desenhou uma plataforma que permite às pessoas partilharem os custos e os benefícios da energia solar. Estas duas empresas receberam como prémio seis meses de incubação na EDP Starter e o direito a expor os seus projetos na conferência Web Summit, através do stand da EDP.

Além destes três projetos, a EDP convidou mais oito start-ups que estão atualmente incubadas na EDP Starter a participar na “mega” conferência tecnológica que decorreu de 7 a 10 de Novembro, na Meo Arena e na FIL (Lisboa), com mais de 53 mil participantes de 166 países.

O principal objetivo do prémio EDP Open Innovation, promovido pela EDP em parceria com o jornal Expresso, é promover avanços na área das tecnologias limpas no setor da energia, “antecipando as novidades e apoiando ideias fora da caixa”, salientou, na gala final da competição, Miguel Stilwell, diretor executivo da EDP.

O responsável sublinhou a importância desta aposta em novas ideias, garantindo que tem sido graças a este tipo de iniciativas, que “a EDP Renováveis se tornou, mundialmente, a terceira empresa com mais crescimento no setor”.

Luís Manuel, administrador executivo da EDP Inovação, reforçou a importância de apoiar e investir financeiramente em jovens empresas, lembrando que atualmente a EDP Starter (que a partir de 2017 vai funcionar no novíssimo edifício da EDP Inovação, em Lisboa) conta com 30 empresas ativas que empregam 300 pessoas.

Já o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, que também marcou presença no evento, salientou que “Portugal não tem medo do futuro”. “Inovação nas empresas, empreendedorismo e a tecnologia são conceitos com as quais Portugal está familiarizado e a EDP Innovation é prova disso”, conclui o secretário de Estado no final do encontro deste prémio que neste ano recebeu mais de 250 candidaturas.

Fonte: http://portal.i9magazine.pt/edp-open-innovation-premio-50-mil-euros-projeto-inovacao-eolica/



NOTÍCIAS RELACIONADAS
25/04/2017
EDP Brasil ganha quatro concessões de transmissão de energia
25/04/2017
A TAP é uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal
25/04/2017
Shopping Penha promove Semana da Saúde com exames gratuitos
24/04/2017
Nacionalidade portuguesa tem alteração em seu Regulamento
24/04/2017
Europcar oferece 1000 milhões pela Goldcar
20/04/2017
Souza Sescon informa principais movimentações do Legislativo, Judiciário e Executivo