home > notícias

ASSOCIADOS

07/12/2016

EDP orienta sobre instalação segura de enfeites natalinos

Concessionária alerta para ocorrência de sobrecarga de tomadas e a importância do isolamento elétrico adequado para evitar acidentes

É chegada a hora das residências e estabelecimentos comerciais serem efeitados para a época mais festiva do ano, o período de celebração do Natal e Ano Novo. Decorações iluminadas dão o tom da festa e a EDP, distribuidora de energia elétrica para as regiões do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, orienta sobre a instalação correta e segura de piscas-piscas e outros equipamentos, para que não ocorram acidentes ou surpresas no aumento na conta de luz.

Os cuidados começam na hora da compra do material. O ideal é escolher itens de qualidade para garantir o melhor isolamento elétrico possível. Por isso, recomenda-se a compra de produtos regulamentados pelo Inmetro, que trazem na embalagem a comprovação dos requisitos obrigatórios de qualidade e segurança.

Em relação aos pisca-piscas, a sugestão é investir naqueles com lâmpadas de LED, mais econômicas, eficientes, duráveis e, por isso, ecologicamente corretas. Para instalação em área sujeita a chuva ou alagamento, os enfeites devem ser impermeáveis, pois são mais seguros e de maior durabilidade.

É importante também verificar e avaliar a potência em watts (W), que corresponde à carga demandada, lembrando que tal informação deve constar na embalagem. Isso por que, quanto maior a potência, maior será o consumo do enfeite.

“Equipamentos de potência elevada devem ser colocados em tomadas exclusivas, minimizando a probabilidade de sobreaquecimento do circuito elétrico interno e a fuga de corrente e, consequentemente, risco de acidentes e aumento na conta de luz”, diz Marcos Scarpa, relações institucionais da EDP.

Um curto-circuito na rede elétrica pode ser causado pela má utilização dos equipamentos ou por seu uso prolongado em uma mesma tomada.

Outros cuidados importantes

Ø  Para não ocorrer sobrecarga de energia caso a quantidade de enfeites seja grande, busque a orientação de um eletricista, que irá  calcular o que pode ou não ser ligado. Se necessário, o profissional poderá equiliibrar o circuito da residência por meio de uma pequena adequação na instalação elétrica.

Ø  Alguns modelos de árvores de Natal são feitos de arame, um alto condutor de energia,  esse material deve estar bem isolado  a fim de  impedir energização acidental.

Ø  Os fios desencapados provocam choques, curtos-circuitos e, às vezes, incêndios. Passar fios por baixo de tapetes ou por trás de cortinas também pode causar acidentes.

Ø  Antes de substituir lâmpadas queimadas dos enfeites, desconecte os equipamentos da tomada.

Ø  Desligar os enfeites luminosos antes de dormir ou sair de casa pode contribuir para a redução do valor da conta de energia e evitar acidentes.

Ø  Para enfeites em áreas externas, verifique a proximidade com a rede de energia da EDP, pois no caso de chuva forte com vento, a iluminação decorativa instalada pode tocar os fios  e provocar sérios acidentes.

A concessionária ainda alerta que, em caso de acidentes ou ocorrências na rede elétrica, deve-se em contato imediatamente com a Central de Atendimento da EDP, no 0800 721 0123, com ligação gratuita, 24 horas por dia, ou por meio da Agência Virtual, no www.edp.com.br.

Fonte: Assessoria



NOTÍCIAS RELACIONADAS
07/11/2017
Comissário Carlos Moedas antecipa uma "revolução" na indústria de pagamentos bancários [Roland Berger]
07/11/2017
Lucro da EDP aumenta 86% para 1.147 milhões nos primeiros nove meses do ano [EDP]
07/11/2017
EDP Espírito Santo promoveu oficina de grafite e rimas em Guarapari [EDP]
07/11/2017
Franco | Advogados anuncia expansão no atendimento Penal [Franco Advogados]
06/11/2017
Instituto Tomie Ohtake apresenta exposição com as obras dos vencedores EDP nas artes [EDP]
06/11/2017
Medida Provisória nº 806/17: Instituição de Tributação de Fundos de Investimento Fechados e Alterações na Sistemática de Tributação de Outros Fundos [CPBS]