home > notícias

NEGÓCIOS E ECONOMIA

07/12/2016

Mais de 46 mil querem a Tesla em Portugal

Boa exposição solar, lítio, bons portos e mão de obra qualificada são alguns pontos fortes para convencer a Tesla.

Portugal tem uma excelente exposição solar. Mão de obra qualificada não falta, nomeadamente devido à forte presença da indústria automóvel, e os custos laborais são baixos no contexto europeu. Por outro lado, o país é o maior produtor europeu de lítio, algo essencial para uma fábrica de baterias. Estas são apenas algumas das 19 razões que irão ser expostas no encontro desta segunda-feira, em Lisboa, organizado pelo grupo informal denominado “Bring Tesla Gigafactory to Portugal!”. Em duas semanas, a página de Facebook criada para o efeito ultrapassou os 46 mil membros.

“Tudo começou há cerca de duas semanas, depois de o jornal ‘Faro de Vigo’ ter noticiado que Portugal e Espanha estavam a competir pela futura fábrica da Tesla na Europa. De forma natural, organizamos este grupo e o evento para debater o assunto. São pessoas da sociedade civil que falam apenas em nome próprio, tendo-se juntado contudo vários presidentes de câmaras interessadas em acolher a futura fábrica da Tesla”, explica André Marquet, um dos organizadores do encontro que irá ocorrer esta segunda-feira no LEAP Business Park, Espaço Amoreiras, pelas 18.30 horas.

Outra dos pontos fortes do país, que está a concorrer com Espanha, França, Holanda, Holanda, República Checa e, mais recentemente, Hungria, prende-se com a situação geográfica. “Temos um acesso fácil aos EUA por mar e podemos também fazer o escoamento do produto para a Europa e Ásia”, sublinha André Marquet.

“Sobre a fábrica, não há qualquer negociação. Portugal só responderá se for consultado pela Tesla”, disse ao “Público” o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes. “Não temos, de facto, qualquer confirmação nem desmentido por parte do Governo sobre o interesse da Tesla em trazer a fábrica para Portugal. Sabemos que a Tesla vai entrar no nosso país pelo retalho e vai instalar uma rede de carregadores”, acrescenta Marquet.

Guarda, Évora, Beja, Palmela, Torres Vedras, Aveiro, Viana do Castelo, Mangualde. Municípios interessados em receber a Tesla não faltam.

Fonte: http://www.portugalglobal.pt/PT/PortugalNews/Paginas/NewDetail.aspx?newId=%7bF4F18CCB-1EB7-4225-9B72-4B15C074D649%7d



NOTÍCIAS RELACIONADAS
27/06/2017
Transportes de mercadorias aumentam nos portos, estradas e ferrovias [Portugal]
27/06/2017
Incêndios: Governo quer dar condições para recuperar empregos e empresas [Portugal]
27/06/2017
Projeto português apresentado em encontro de ministros da Justiça da CPLP
26/06/2017
Brasileiros de TI promovem evento de capacitação e networking em Portugal
26/06/2017
Portugal: o novo eldorado da classe média brasileira
23/06/2017
Integração dos portugueses no Brasil os diferenciam de todas as comunidades espalhadas pelo mundo